Aula sobre Revolucoes Inglesas Entendendo O Papel Do Rei

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As Revoluções Inglesas foram um período de intensas mudanças políticas e sociais na Inglaterra do século XVII. Nesta aula, vamos entender o papel do rei e de outros personagens nesse contexto e como as Revoluções Gloriosas transformaram a monarquia inglesa em uma monarquia constitucional. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualizar as Revoluções Inglesas, explicando o papel do rei na época e como as Revoluções Gloriosas transformaram a monarquia inglesa em uma monarquia constitucional. Apresente também alguns personagens importantes desse contexto como os monarcas Jaime I e Carlos I. Outros personagens a serem apresentados são os membros do parlamento como Oliver Cromwell e outros.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Oriente a criação de um mapa de empatia desses personagens para entender as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa. Eles devem preencher os campos "o que ele pensa e sente?", "o que ele escuta?", "o que ele fala e faz?", "o que ele vê?", "dores" e "ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão em grupo e compartilhar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII identificadas.

  5. Etapa 5 - - Análise dos desdobramentos

    Os alunos irão analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa e como ela transformou a monarquia inglesa em uma monarquia constitucional.

  6. Etapa 6 - Debate em grupo

    Os alunos irão debater em grupo sobre as mudanças políticas e sociais ocorridas na Inglaterra do século XVII e como elas influenciaram a história mundial.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem a explorar o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
  • Analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Contribuição significativa na discussão em grupo.
  • Apresentação clara e objetiva dos resultados.
  • Análise consistente dos desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
  • Participação ativa no debate em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Incentivar a discussão em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
  • Discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia.
  • Analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
  • Debater em grupo sobre as mudanças políticas e sociais ocorridas na Inglaterra do século XVII.
  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.