Aula sobre Revolucoes Inglesas Entendendo O Papel Do Rei

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As Revoluções Inglesas foram um conjunto de conflitos políticos e sociais que ocorreram na Inglaterra no século XVII. Esses conflitos foram motivados por questões como a limitação do poder do rei, a liberdade religiosa e a distribuição de poder entre a nobreza e a burguesia. A Revolução Gloriosa, em 1688, foi um dos principais eventos desse período e marcou a transição do absolutismo para o parlamentarismo na Inglaterra. Nesta aula, os alunos irão entender o papel do rei nas Revoluções Inglesas e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri para discutir o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize as Revoluções Inglesas. Em seguida, explique a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo e como eles irão trabalhar juntos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre o papel do rei nas Revoluções Inglesas e preparar seus argumentos. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros e artigos, e oriente os alunos na busca por informações relevantes.

  4. Etapa 4 - Registro

    Oriente os estudantes sobre a importância de registrar as informações adquiridas durante a pesquisa. Esse registro permitirá que eles organizem seus pensamentos de forma mais clara e eficiente, facilitando a elaboração de argumentos sólidos e apresentações coesas.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos e debater sobre o papel do rei nas Revoluções Inglesas. O grupo defensor terá como objetivo destacar o papel positivo desempenhado pelo rei nas Revoluções Inglesas. Por outro lado, o grupo opositor terá como objetivo destacar as falhas e consequências negativas associadas ao papel do rei. A banca julgadora irá avaliar os argumentos e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Proporcione aos alunos a oportunidade de expressar suas opiniões e fazer uma avaliação da aula e da metodologia utilizada. Aplique a dinâmica dos 3Qs (que bom, que pena e que tal) para coletar feedbacks construtivos e identificar pontos positivos, melhorias e sugestões para futuras aulas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma discussão sobre os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa e como ela influenciou a política e a sociedade inglesa. Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e construtiva dos alunos no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Capacidade de reflexão e análise dos alunos sobre os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
  • Cooperação e trabalho em equipe dos alunos.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e explicar a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Orientar os alunos na busca por informações relevantes sobre o tema.
  • Conduzir o debate e avaliar a participação dos alunos.
  • Estimular a reflexão e a análise dos alunos sobre os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o papel do rei nas Revoluções Inglesas.
  • Preparar argumentos para apresentar no debate.
  • Participar ativamente do debate e apresentar argumentos coerentes e consistentes.
  • Refletir sobre os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
  • Cooperar e trabalhar em equipe com os demais membros do grupo.