Aula sobre Revolucoes Inglesas Entendendo O Papel Do Rei
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema das Revoluções Inglesas e explicar a importância do papel do rei nesse período. Os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá para uma estação diferente.Etapa 2 - Rotação por Estações
Organize a turma em quatro grupos e explique que irão realizar uma atividade em circuito, chamada de estações. Explique que em cada estação haverá uma atividade com começo, meio e fim, e que as estações são independentes uma das outras. Defina com os alunos o tempo que ficarão em cada estação e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, sugerimos os seguintes temas:Estação 1 - O poder do rei:
Nessa estação, os alunos irão ler um texto sobre o poder do rei na Inglaterra antes das Revoluções Inglesas e responder a algumas perguntas sobre o tema. Em seguida, eles irão criar um cartaz explicando como era o poder do rei antes das Revoluções Inglesas.
Estação 2 - A Revolução Gloriosa:
Nessa estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre a Revolução Gloriosa e responder a algumas perguntas sobre o tema. Em seguida, eles irão criar um mapa mental mostrando as principais mudanças que ocorreram na Inglaterra após a Revolução Gloriosa.
Estação 3 - A influência das Revoluções Inglesas:
Nessa estação, os alunos irão ler um texto sobre a influência das Revoluções Inglesas em outros países e responder a algumas perguntas sobre o tema. Em seguida, eles irão criar um debate sobre como as Revoluções Inglesas influenciaram outros países.
Etapa 3 - Conclusão
Reúna os alunos e peça que cada grupo apresente o resultado de sua atividade. Em seguida, o estudante fará uma síntese do que foi aprendido na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
- Analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de textos e vídeos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das respostas às perguntas propostas.
- Criatividade e clareza na apresentação dos resultados das atividades.
- Coerência e profundidade das análises realizadas pelos alunos.
Ações do professor
- Introduzir o tema das Revoluções Inglesas e explicar a importância do papel do rei nesse período.
- Orientar os alunos nas atividades propostas em cada estação.
- Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Ler textos e assistir a vídeos sobre o tema.
- Responder a perguntas sobre o tema.
- Criar cartazes, mapas mentais e debates sobre o tema.
- Apresentar os resultados das atividades realizadas.