Aula sobre Revolucoes Inglesas Entendendo O Papel Do Rei
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as Revoluções Inglesas e o papel do rei na Inglaterra do século XVII. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como a monarquia ainda é presente em alguns países, como a Inglaterra, e como a figura do rei ou da rainha é importante para a cultura e história desses lugares. Você também pode explicar como a Inglaterra passou por diversas mudanças políticas e sociais ao longo dos séculos, e como as Revoluções Inglesas foram um marco importante nesse processo.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize o assunto para os alunos. Você pode utilizar imagens, vídeos ou textos para ilustrar o tema e despertar a curiosidade dos estudantes.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Disponibilize o material previamente para que os alunos possam assistir em casa ou na escola, antes da aula. Os alunos deverão assistir a um vídeo ou ler um texto sobre as Revoluções Inglesas e o papel do rei na Inglaterra do século XVII.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "que bom, que pena, que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão preencher o template com informações sobre as Revoluções Inglesas e o papel do rei na Inglaterra do século XVII, destacando os pontos positivos, negativos e sugestões de melhorias.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que preencheram no template da Dinâmica dos 3 Qs. Oriente a discussão e incentive a participação de todos os alunos.Etapa 5 - Apresentação dos grupos
Cada grupo irá apresentar suas conclusões e sugestões para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.Etapa 6 - Debate em sala de aula
Após as apresentações dos grupos, promova um debate em sala de aula sobre as Revoluções Inglesas e o papel do rei na Inglaterra do século XVII. Encoraje os alunos a expressarem suas opiniões e a responderem perguntas relacionadas ao tema.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema e reforçar os pontos mais importantes da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o papel do rei na Inglaterra do século XVII.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade das informações preenchidas no template da Dinâmica dos 3 Qs.
- Clareza e objetividade na apresentação das conclusões e sugestões.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e despertar a curiosidade dos alunos.
- Orientar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos os alunos.
- Fazer perguntas para estimular a reflexão crítica dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo ou ler o texto sobre as Revoluções Inglesas e o papel do rei na Inglaterra do século XVII.
- Preencher o template da Dinâmica dos 3 Qs com informações sobre o tema.
- Participar ativamente da discussão em grupo e apresentar as conclusões e sugestões para a turma.