Aula sobre Revolucoes Inglesas Entendendo O Papel Do Rei

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as Revoluções Inglesas e o papel do rei na Inglaterra do século XVII. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como a monarquia ainda é presente em alguns países, como a Inglaterra, e como a figura do rei ou da rainha é importante para a cultura e história desses lugares. Você também pode explicar como a Inglaterra passou por diversas mudanças políticas e sociais ao longo dos séculos, e como as Revoluções Inglesas foram um marco importante nesse processo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize o assunto para os alunos. Você pode utilizar imagens, vídeos ou textos para ilustrar o tema e despertar a curiosidade dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Disponibilize o material previamente para que os alunos possam assistir em casa ou na escola, antes da aula. Os alunos deverão assistir a um vídeo ou ler um texto sobre as Revoluções Inglesas e o papel do rei na Inglaterra do século XVII.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "que bom, que pena, que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão preencher o template com informações sobre as Revoluções Inglesas e o papel do rei na Inglaterra do século XVII, destacando os pontos positivos, negativos e sugestões de melhorias.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que preencheram no template da Dinâmica dos 3 Qs. Oriente a discussão e incentive a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões e sugestões para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Debate em sala de aula

    Após as apresentações dos grupos, promova um debate em sala de aula sobre as Revoluções Inglesas e o papel do rei na Inglaterra do século XVII. Encoraje os alunos a expressarem suas opiniões e a responderem perguntas relacionadas ao tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e reforçar os pontos mais importantes da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o papel do rei na Inglaterra do século XVII.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade das informações preenchidas no template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Clareza e objetividade na apresentação das conclusões e sugestões.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e despertar a curiosidade dos alunos.
  • Orientar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos os alunos.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo ou ler o texto sobre as Revoluções Inglesas e o papel do rei na Inglaterra do século XVII.
  • Preencher o template da Dinâmica dos 3 Qs com informações sobre o tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e apresentar as conclusões e sugestões para a turma.