Aula sobre Rigidez Geometrica Dos Triangulos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Inicie a aula contextualizando o tema, explicando a importância da rigidez geométrica dos triângulos na construção de estruturas arquitetônicas e nas artes plásticas. Apresente exemplos de construções famosas que utilizam essa propriedade, como a Torre Eiffel e a Ponte Golden Gate.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Divida a turma em grupos e proponha que cada grupo pense em uma situação em que a rigidez geométrica dos triângulos seja importante. Cada grupo deve apresentar sua ideia para a turma.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Cada grupo deve pensar em diferentes formas de demonstrar a rigidez geométrica dos triângulos. Pode ser por meio de desenhos, maquetes ou outras formas criativas.

  3. Etapa 3 - Solução

    Cada grupo deve escolher uma das demonstrações criadas na etapa anterior e apresentá-la para a turma. Estimule a discussão sobre as diferentes formas de demonstrar a rigidez geométrica dos triângulos.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo deve criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário deve conter as ideias e as demonstrações criadas pelo grupo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma. Estimule a discussão sobre as diferentes formas de demonstrar a rigidez geométrica dos triângulos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Aplique uma avaliação individual para verificar o aprendizado dos alunos sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula realizando uma síntese do que foi aprendido e reforçando a importância da rigidez geométrica dos triângulos em diferentes situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar a importância da rigidez geométrica dos triângulos em diferentes situações;
  • Desenvolver a habilidade de apresentação em público;
  • Estimular a discussão e o debate sobre o tema;
  • Identificar as diferentes formas de demonstrar a rigidez geométrica dos triângulos;
  • Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades;
  • Qualidade da apresentação do diário de bordo;
  • Identificação correta da importância da rigidez geométrica dos triângulos em diferentes situações;
  • Reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Estimular a discussão e o debate sobre o tema;
  • Orientar os grupos na apresentação do diário de bordo;
  • Identificar as demonstrações corretas da rigidez geométrica dos triângulos;
  • Reforçar a importância da rigidez geométrica dos triângulos em diferentes situações;
  • Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades;
  • Apresentar o diário de bordo para a turma;
  • Discutir as diferentes formas de demonstrar a rigidez geométrica dos triângulos;
  • Identificar a importância da rigidez geométrica dos triângulos em diferentes situações;
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem.