Aula sobre Rigidez Geometrica Dos Triangulos
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A rigidez geométrica dos triângulos é um tema importante na Matemática, pois permite entender como as formas geométricas podem ser rígidas ou flexíveis. Isso é essencial em diversas áreas, como na construção civil, em que a rigidez é fundamental para garantir a estabilidade das estruturas, ou nas artes plásticas, em que a rigidez pode ser usada para criar efeitos visuais interessantes. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia Design Sprint, em que os alunos vão criar um template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar a rigidez geométrica dos triângulos.
Etapa 1 - Entender
Apresente aos alunos o conceito de rigidez geométrica dos triângulos, explicando como ela é importante em diversas áreas, como na construção civil e nas artes plásticas. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas próprias experiências com o tema.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão fazer um esboço de um triângulo rígido e de um triângulo flexível, usando papel e lápis. Eles deverão pensar em como representar a rigidez ou a flexibilidade em seus desenhos.Etapa 3 - Decidir
Os alunos irão discutir em grupos quais são as características que tornam um triângulo rígido ou flexível. Eles deverão chegar a um consenso e registrar suas conclusões em um quadro branco.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos irão construir protótipos de triângulos rígidos e flexíveis usando materiais como palitos de dente, barbante, cola, papelão, entre outros. Eles deverão testar a rigidez de seus protótipos e comparar com as conclusões da etapa anterior.Etapa 5 - Testar
Os alunos irão apresentar seus protótipos para a turma e discutir as diferenças entre os triângulos rígidos e flexíveis. Eles deverão fazer uma reflexão sobre o que aprenderam com a atividade e como isso pode ser aplicado em outras áreas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a rigidez geométrica dos triângulos e suas aplicações em diferentes áreas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos, por meio do trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
- Qualidade dos esboços e protótipos construídos pelos alunos.
- Capacidade dos alunos em identificar as características que tornam um triângulo rígido ou flexível.
- Reflexão dos alunos sobre o que aprenderam com a atividade e como isso pode ser aplicado em outras áreas.
- Cooperação e colaboração entre os alunos durante a atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação dos alunos e promover a interação entre eles.
- Orientar os alunos na construção dos esboços e protótipos.
- Fazer perguntas para incentivar a reflexão dos alunos sobre o tema.
- Fazer uma síntese das conclusões dos alunos ao final da atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
- Fazer esboços e protótipos de qualidade.
- Colaborar com os colegas durante a atividade.
- Identificar as características que tornam um triângulo rígido ou flexível.
- Fazer uma reflexão sobre o que aprenderam com a atividade e como isso pode ser aplicado em outras áreas.