Aula sobre Rigidez Geometrica Dos Triangulos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A rigidez geométrica dos triângulos é um conceito fundamental na geometria, que se refere à propriedade dos triângulos de manterem suas medidas de ângulos e lados inalteradas, mesmo quando são submetidos a deformações. Essa propriedade é essencial em diversas áreas, como na construção de estruturas arquitetônicas e na arte. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a rigidez geométrica dos triângulos e suas aplicações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da rigidez geométrica dos triângulos. Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve criar um nome para o jogo que irão desenvolver.

  2. Etapa 2 - Objetivo do Jogo

    Os alunos devem definir o objetivo do jogo que irão criar, que deve estar relacionado ao tema da aula.

  3. Etapa 3 - Desafios do Jogo

    Os alunos devem criar os desafios que os jogadores terão que enfrentar para alcançar o objetivo do jogo. Os desafios devem estar relacionados ao tema da aula e envolver a aplicação da rigidez geométrica dos triângulos.

  4. Etapa 4 - Níveis

    Os alunos devem definir os níveis do jogo, que devem ser progressivamente mais difíceis e desafiadores.

  5. Etapa 5 - Esquema de Recompensas

    Os alunos devem criar um esquema de recompensas para os jogadores que completarem os desafios e alcançarem o objetivo do jogo.

  6. Etapa 6 - Informações para o Consumidor Final

    Os alunos devem criar um texto explicando as regras do jogo e como jogá-lo.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos Jogos

    Cada grupo devem apresentar o jogo que criou para a turma, explicando o nome do jogo, o objetivo, os desafios, os níveis, o esquema de recompensas e as informações para o consumidor final. Avalie a apresentação conforme os critérios de avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer a rigidez geométrica dos triângulos e suas aplicações;
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo;
  • Desenvolver a capacidade de planejamento e organização.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade na definição do objetivo e dos níveis do jogo;
  • Progressão adequada de dificuldade entre os níveis;
  • Relevância das recompensas em relação ao tema da aula;
  • Clareza e objetividade na explicação das regras do jogo;
  • Adequação do texto ao público-alvo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação dos jogos;
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo;
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um jogo relacionado ao tema da aula;
  • Trabalhar em grupo para definir o objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas e informações para o consumidor final;
  • Apresentar o jogo criado para a turma.