Aula sobre Rigidez Geometrica Dos Triangulos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A rigidez geométrica dos triângulos é um conceito fundamental na geometria, que se refere à propriedade dos triângulos de manterem suas medidas de ângulos e lados inalteradas, mesmo quando são submetidos a deformações. Essa propriedade é essencial na construção de estruturas arquitetônicas, como telhados e estruturas metálicas, e também nas artes plásticas, como na criação de esculturas e desenhos. A aula aborda a rigidez geométrica dos triângulos e suas aplicações.
Etapa 1 - Preparação
Selecione materiais didáticos analógicos, como livros, revistas, jornais, cartazes, régua, compasso, transferidor, lápis e papel, para serem utilizados pelos alunos durante a aula. Prepare um vídeo explicativo sobre a rigidez geométrica dos triângulos e o disponibilize para os alunos assistirem antes da aula.Etapa 2 - Introdução
Inicie a aula fazendo uma revisão dos conceitos básicos de geometria, como ângulos, lados e vértices, e apresentando o conceito de rigidez geométrica dos triângulos. Mostre também exemplos práticos de aplicação da rigidez geométrica dos triângulos na construção de estruturas arquitetônicas e nas artes plásticas.Etapa 3 - Criação do Template
Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Trabalho em Grupo
Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve escolher um exemplo prático de aplicação da rigidez geométrica dos triângulos na construção de estruturas arquitetônicas ou nas artes plásticas. Os alunos devem pesquisar sobre o exemplo escolhido e criar um desenho ou maquete que ilustre a aplicação da rigidez geométrica dos triângulos.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar seu exemplo prático e explicar como a rigidez geométrica dos triângulos foi aplicada na construção da estrutura arquitetônica ou na obra de arte. Os outros grupos devem fazer perguntas e comentários sobre a apresentação.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e a apresentação dos outros grupos. Utilize os critérios de avaliação para avaliar o desempenho dos alunos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão da aula, reforçando os conceitos aprendidos e destacando a importância da rigidez geométrica dos triângulos na construção de estruturas arquitetônicas e nas artes plásticas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a rigidez geométrica dos triângulos e suas aplicações.
- Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos de rigidez geométrica dos triângulos.
- Qualidade do desenho ou maquete criado pelo grupo.
- Participação na apresentação e na avaliação dos outros grupos.
Ações do professor
- Selecionar materiais didáticos analógicos para serem utilizados pelos alunos.
- Preparar um vídeo explicativo sobre a rigidez geométrica dos triângulos.
- Orientar os alunos durante a atividade e avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo sobre a rigidez geométrica dos triângulos antes da aula.
- Trabalhar em grupo para pesquisar e criar um desenho ou maquete que ilustre a aplicação da rigidez geométrica dos triângulos.
- Apresentar o exemplo prático escolhido pelo grupo e avaliar as apresentações dos outros grupos utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.