Aula sobre Rios Urbanos
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Os rios urbanos são corpos d'água que passam por áreas urbanizadas e sofrem impactos ambientais significativos. Eles são importantes para a qualidade de vida da população, mas também podem causar enchentes e poluição. Nesta aula vamos entender como ocorre o escoamento superficial no ambiente urbano, comparando com o ambiente rural, e como a morfologia das bacias e das redes hidrográficas influencia na dinâmica dos rios urbanos. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que é uma forma de solucionar problemas de forma colaborativa e criativa. Ao final da aula, os alunos terão criado um modelo de design sprint que poderá ser aplicado em outras situações.
Etapa 1 - Apresentação do tema
O professor irá apresentar o tema "rios urbanos" e contextualizar a importância do assunto para a qualidade de vida da população. Será feita uma breve discussão em sala de aula para entender o que os alunos já sabem sobre o tema.Etapa 2 - Entender
Os alunos irão pesquisar sobre o ciclo da água, a morfologia das bacias e das redes hidrográficas e como ocorre o escoamento superficial no ambiente urbano e rural. Eles devem anotar as informações mais importantes.Etapa 3 - Esboçar
Em grupos de 3 a 4 pessoas, os alunos irão criar um esboço do modelo de design sprint com as etapas que eles acham importantes para solucionar o problema proposto, que pode ser, por exemplo, a redução da poluição nos rios de uma cidade.Etapa 4 - Decidir
Os grupos irão apresentar seus esboços e a turma irá decidir quais etapas serão incluídas no modelo de design sprint final. Eles devem justificar suas escolhas.Etapa 5 - Prototipar e testar
Os alunos irão criar um protótipo do modelo de design sprint e testá-lo em um problema relacionado aos rios urbanos. Eles devem anotar os resultados e as possíveis melhorias.Etapa 6 - Discussão em grupo
A turma irá discutir sobre os resultados obtidos e as possíveis melhorias no modelo de design sprint.Etapa 7 - Conclusão
O professor irá fazer uma conclusão sobre o tema, destacando os pontos positivos do trabalho dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
- Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua influência na dinâmica dos rios urbanos.
- Desenvolver a criatividade e a colaboração através da metodologia Design Sprint.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
- Criação de um modelo de design sprint com as etapas necessárias para solucionar o problema proposto.
- Utilização do modelo de design sprint para solucionar o problema proposto.
- Participação na discussão em grupo sobre os resultados obtidos e as possíveis melhorias no modelo de design sprint.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo.
- Disponibilizar materiais didáticos para pesquisa.
- Orientar os alunos na criação do modelo de design sprint.
- Propor um problema relacionado aos rios urbanos para que os alunos possam utilizar o modelo de design sprint.
- Concluir a aula e destacar os pontos positivos da metodologia utilizada.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema proposto.
- Criar um esboço do modelo de design sprint.
- Decidir em grupo as etapas que serão incluídas no projeto final.
- Utilizar o modelo de design sprint para solucionar o problema proposto.
- Anotar os resultados e as possíveis melhorias no modelo de design sprint.