Aula sobre Rios Urbanos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os rios urbanos são corpos d'água que passam por áreas urbanizadas e sofrem impactos ambientais significativos. Eles são importantes para a qualidade de vida da população, mas também podem causar enchentes e poluição. Nesta aula vamos entender como ocorre o escoamento superficial no ambiente urbano, comparando com o ambiente rural, e como a morfologia das bacias e das redes hidrográficas influencia na dinâmica dos rios urbanos. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que é uma forma de solucionar problemas de forma colaborativa e criativa. Ao final da aula, os alunos terão criado um modelo de design sprint que poderá ser aplicado em outras situações.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema "rios urbanos" e contextualizar a importância do assunto para a qualidade de vida da população. Será feita uma breve discussão em sala de aula para entender o que os alunos já sabem sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão pesquisar sobre o ciclo da água, a morfologia das bacias e das redes hidrográficas e como ocorre o escoamento superficial no ambiente urbano e rural. Eles devem anotar as informações mais importantes.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Em grupos de 3 a 4 pessoas, os alunos irão criar um esboço do modelo de design sprint com as etapas que eles acham importantes para solucionar o problema proposto, que pode ser, por exemplo, a redução da poluição nos rios de uma cidade.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos irão apresentar seus esboços e a turma irá decidir quais etapas serão incluídas no modelo de design sprint final. Eles devem justificar suas escolhas.

  5. Etapa 5 - Prototipar e testar

    Os alunos irão criar um protótipo do modelo de design sprint e testá-lo em um problema relacionado aos rios urbanos. Eles devem anotar os resultados e as possíveis melhorias.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir sobre os resultados obtidos e as possíveis melhorias no modelo de design sprint.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma conclusão sobre o tema, destacando os pontos positivos do trabalho dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua influência na dinâmica dos rios urbanos.
  • Desenvolver a criatividade e a colaboração através da metodologia Design Sprint.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Criação de um modelo de design sprint com as etapas necessárias para solucionar o problema proposto.
  • Utilização do modelo de design sprint para solucionar o problema proposto.
  • Participação na discussão em grupo sobre os resultados obtidos e as possíveis melhorias no modelo de design sprint.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo.
  • Disponibilizar materiais didáticos para pesquisa.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de design sprint.
  • Propor um problema relacionado aos rios urbanos para que os alunos possam utilizar o modelo de design sprint.
  • Concluir a aula e destacar os pontos positivos da metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema proposto.
  • Criar um esboço do modelo de design sprint.
  • Decidir em grupo as etapas que serão incluídas no projeto final.
  • Utilizar o modelo de design sprint para solucionar o problema proposto.
  • Anotar os resultados e as possíveis melhorias no modelo de design sprint.