Aula sobre Rios Urbanos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os rios urbanos são um tema importante para a compreensão da relação entre a cidade e o meio ambiente. Eles são responsáveis por escoar a água da chuva e garantir o abastecimento de água para a população. No entanto, a urbanização desordenada pode levar a problemas como enchentes, poluição e degradação do ecossistema. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre os rios urbanos e seus principais problemas, comparando-os com os rios em áreas rurais. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para criar um mapa de empatia e entender a perspectiva dos diferentes atores envolvidos na questão dos rios urbanos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula explicando o que são rios urbanos e sua importância para a cidade. Em seguida, caso seja possível, apresente exemplos de rios urbanos próximos à escola e como eles podem ser afetados pela urbanização.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos são divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo, utilizando a metodologia Design Thinking, escolhe um ator envolvido na questão dos rios urbanos como moradores, comerciantes, prefeitura, empresas, entre outros, criam um mapa de empatia.

  3. Etapa 3 - Comparação entre rios urbanos e rurais

    O professor apresenta as principais diferenças entre os rios urbanos e rurais, como a presença de poluição e enchentes. Os alunos são convidados a comparar as características dos rios urbanos e rurais em seus mapas de empatia.

  4. Etapa 4 - Identificação de problemas

    Em seus grupos, os alunos discutem e identificam os principais problemas dos rios urbanos em suas respectivas perspectivas. Em seguida, compartilham com a turma as principais conclusões.

  5. Etapa 5 - Busca de soluções

    Os grupos são desafiados a buscar soluções para os problemas identificados, utilizando a criatividade e apresentam suas ideias para a turma.

  6. Etapa 6 - Avaliação das soluções

    A turma discute e avalia as soluções apresentadas pelos grupos, levando em consideração a efetividade e a viabilidade das propostas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor conclui a aula reforçando a importância da preservação dos rios urbanos e sua relação com a qualidade de vida da população.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar os rios urbanos e rurais, identificando suas principais características e problemas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de buscar soluções para problemas socioambientais.
  • Promover a reflexão sobre a importância da preservação dos rios urbanos para a qualidade de vida da população.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de identificar e comparar as características dos rios urbanos e rurais.
  • Criatividade e efetividade das soluções propostas pelos grupos.
  • Reflexão crítica sobre a importância da preservação dos rios urbanos.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva os conceitos e exemplos apresentados na aula.
  • Estimular a participação e o diálogo entre os alunos.
  • Orientar os grupos na criação do mapa de empatia e na busca de soluções para os problemas dos rios urbanos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da preservação dos rios urbanos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo na criação do mapa de empatia e na busca de soluções para os problemas dos rios urbanos.
  • Refletir criticamente sobre a importância da preservação dos rios urbanos e sua relação com a qualidade de vida da população.