Aula sobre Rios Urbanos
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Os rios são importantes para a vida de todos nós, pois fornecem água para consumo, irrigação, produção de energia, entre outras atividades. No entanto, quando se trata de rios urbanos, há uma série de desafios que precisam ser enfrentados, como a poluição, o desmatamento, o assoreamento, entre outros. Nesta aula, vamos explorar como os rios urbanos funcionam e como podemos ajudar a preservá-los. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e seus objetivos para os alunos, explicando a importância dos rios urbanos e os desafios que enfrentam. Em seguida, os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de apoio. Cada grupo receberá uma tarefa específica.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre o tema e seus subtópicos. O grupo defensor e opositor deve pesquisar como o saneamento básico afeta os rios urbanos e sua utilização para o consumo humano. Após a pesquisa, devem preparar argumentos para apresentar no debate.Etapa 3 - Debate
Os alunos realizarão o debate e a banca julgadora avaliará os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor. Após o debate, banca julgadora e grupo de apoio decidirão qual grupo apresentou os melhores argumentos.Etapa 4 - Conclusão
O professor fará uma conclusão sobre o tema e os alunos terão a oportunidade de fazer perguntas e comentários sobre o debate.Etapa 5 - Tarefa de casa
Os alunos deverão escrever um pequeno texto sobre o tema, destacando os principais pontos discutidos no debate.Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos
Os alunos apresentarão seus textos para a turma, compartilhando suas reflexões sobre o tema.Etapa 7 - Conclusão
Para finalizar a aula, o professor fará uma conclusão abordando a importância da preservação e manutenção dos rios urbanos na garantia do abastecimento para as populações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
- Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
- Promover o trabalho em equipe e a habilidade de argumentação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Clareza e organização na apresentação dos trabalhos.
- Coerência entre o texto escrito e as reflexões apresentadas na apresentação dos trabalhos.
- Participação geral na aula.
Ações do professor
- Introduzir o tema e seus objetivos para os alunos.
- Dividir os alunos em grupos e explicar suas tarefas.
- Monitorar o debate e garantir que as regras do MDC sejam seguidas.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e avaliar a aula e os trabalhos apresentados pelos alunos.
- Estimular a participação e a reflexão dos alunos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o tema e seus subtópicos.
- Preparar argumentos para apresentar no debate.
- Participar ativamente do debate e seguir as regras do MDC.
- Escrever um pequeno texto sobre o tema.
- Apresentar seus trabalhos para a turma e compartilhar suas reflexões sobre o tema.