Aula sobre Rios Urbanos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Os rios urbanos são uma realidade presente em muitas cidades brasileiras. Eles são importantes para o abastecimento de água potável, para o lazer, para a navegação e para o transporte de mercadorias. No entanto, a urbanização desordenada e a falta de planejamento urbano podem causar problemas como enchentes, poluição, assoreamento e degradação ambiental. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância dos rios urbanos, seus problemas e soluções possíveis, por meio da metodologia ativa Rotação por estações.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e os objetivos da aula, mostrando imagens e vídeos que exemplificam a importância dos rios urbanos e seus problemas. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências e conhecimentos prévios sobre o tema.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em 3 grupos e oriente-os que todos passarão pelas estações.Etapa 3 - Estação 1 - Ciclo da água
Na primeira estação os alunos irão aprender sobre o ciclo da água e a diferença entre o escoamento superficial no ambiente urbano e rural. Eles serão convidados a observar imagens e vídeos que mostram como a água se movimenta nas cidades e no campo, e a fazer uma atividade de simulação do ciclo da água.Etapa 4 - Estação 2 \- Bacias e Redes Hidrográficas
Na segunda estação os alunos irão estudar a morfologia das bacias e das redes hidrográficas, reconhecendo seus principais componentes e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. Eles serão convidados a observar mapas e imagens de satélite que mostram a distribuição dos rios urbanos na cidade e a fazer uma atividade prática de desenho de uma bacia hidrográfica.Etapa 5 - Estação 3 - Problemas ambientais e os rios urbanos
Na terceira estação os alunos irão aprender sobre os problemas ambientais causados pelos rios urbanos, como enchentes, poluição e degradação ambiental. Eles serão convidados a observar imagens e vídeos que mostram esses problemas e a fazer uma atividade de criação de soluções possíveis para esses problemas.Etapa 6 - Discussão
Reúna a turma e faça uma discussão dos aprendizados adquiridos em cada uma das estações. Após as discussões, os alunos farão uma atividade prática de criação de um cartaz sobre o tema.Etapa 7 - Conclusão
O professor irá promover uma reflexão sobre a importância dos rios urbanos e a necessidade de preservá-los.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
- Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
- Identificar os problemas ambientais causados pelos rios urbanos e criar soluções possíveis para esses problemas.
- Promover a reflexão sobre a importância dos rios urbanos e a necessidade de preservá-los.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos abordados.
- Habilidade de aplicar os conceitos em situações práticas.
- Criatividade na criação de soluções para os problemas ambientais dos rios urbanos.
- Qualidade do cartaz produzido sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos nas atividades práticas propostas.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Promover a reflexão sobre o tema e a importância dos rios urbanos.
- Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Compreender os conceitos abordados e aplicá-los em situações práticas.
- Criar soluções possíveis para os problemas ambientais dos rios urbanos.
- Produzir um cartaz sobre o tema de forma criativa e coerente.
- Refletir sobre a importância dos rios urbanos e a necessidade de preservá-los.