Aula sobre Rios Urbanos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Rios urbanos são corpos d'água que atravessam áreas urbanizadas, como cidades e vilas. Eles são importantes para a qualidade de vida dos habitantes dessas áreas, pois ajudam a controlar enchentes e a fornecer água para as necessidades diárias. No entanto, a urbanização pode afetar negativamente a qualidade da água e a saúde dos ecossistemas dos rios. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre os rios urbanos e como a cidade pode afetar o ciclo da água e a morfologia das bacias e das redes hidrográficas. Eles também criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução
O professor começará a aula explicando o que são rios urbanos e como eles são importantes para as cidades. Os alunos farão uma atividade de brainstorming em grupo para listar os benefícios e os problemas dos rios urbanos. Em seguida, o professor apresentará um vídeo sobre o assunto.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Na aula anterior, o professor selecionará alguns textos e vídeos sobre o tema para que os alunos possam estudar em casa e fazer anotações que considerarem importantes.Etapa 3 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve discutir o que aprenderam com os textos e vídeos e, depois disso, devem criar um resumo usando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 4 - Escoamento superficial
O professor apresentará um mapa de uma cidade e um mapa de uma área rural. Cada grupo irá comparar o escoamento superficial em cada área e identificar as diferenças.Etapa 5 - Reconhecendo os componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas
O professor apresentará um modelo de bacia hidrográfica e explicará seus componentes. Os grupos devem identificar esses componentes em um mapa de uma bacia hidrográfica urbana e em uma bacia hidrográfica rural.Etapa 6 - Apresentação
Os grupos irão apresentar as descobertas e as conclusões das atividades realizadas anteriormente.Etapa 7 - Conclusão
O professor resumirá os principais pontos da aula e os alunos farão uma atividade de reflexão individual usando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
- Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
- Fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver habilidades de avaliação e reflexão crítica dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo e na discussão em sala de aula.
- Qualidade do resumo criado pelos alunos usando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Identificação correta dos componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas em um mapa de bacia hidrográfica urbana e rural.
- Reflexão crítica e relevante dos alunos sobre a atividade.
Ações do professor
- Selecionar textos e vídeos relevantes para a aula.
- Fornecer feedback para os grupos durante a atividade de sala de aula invertida.
- Apresentar exemplos práticos e didáticos para ajudar os alunos a entender o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo e na discussão em sala de aula.
- Fornecer feedback durante a atividade de reflexão.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo e na discussão em sala de aula.
- Estudar os textos e vídeos selecionados antes da aula.
- Criar um resumo usando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Identificar corretamente os componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas em um mapa de bacia hidrográfica urbana e rural.
- Refletir criticamente sobre a atividade usando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.