Aula sobre Rios Urbanos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Rios urbanos são corpos d'água que atravessam áreas urbanizadas, como cidades e vilas. Eles são importantes para a qualidade de vida dos habitantes dessas áreas, pois ajudam a controlar enchentes e a fornecer água para as necessidades diárias. No entanto, a urbanização pode afetar negativamente a qualidade da água e a saúde dos ecossistemas dos rios. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre os rios urbanos e como a cidade pode afetar o ciclo da água e a morfologia das bacias e das redes hidrográficas. Eles também criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor começará a aula explicando o que são rios urbanos e como eles são importantes para as cidades. Os alunos farão uma atividade de brainstorming em grupo para listar os benefícios e os problemas dos rios urbanos. Em seguida, o professor apresentará um vídeo sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Na aula anterior, o professor selecionará alguns textos e vídeos sobre o tema para que os alunos possam estudar em casa e fazer anotações que considerarem importantes.

  3. Etapa 3 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve discutir o que aprenderam com os textos e vídeos e, depois disso, devem criar um resumo usando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

  4. Etapa 4 - Escoamento superficial

    O professor apresentará um mapa de uma cidade e um mapa de uma área rural. Cada grupo irá comparar o escoamento superficial em cada área e identificar as diferenças.

  5. Etapa 5 - Reconhecendo os componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas

    O professor apresentará um modelo de bacia hidrográfica e explicará seus componentes. Os grupos devem identificar esses componentes em um mapa de uma bacia hidrográfica urbana e em uma bacia hidrográfica rural.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os grupos irão apresentar as descobertas e as conclusões das atividades realizadas anteriormente.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor resumirá os principais pontos da aula e os alunos farão uma atividade de reflexão individual usando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
  • Fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades de avaliação e reflexão crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo e na discussão em sala de aula.
  • Qualidade do resumo criado pelos alunos usando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Identificação correta dos componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas em um mapa de bacia hidrográfica urbana e rural.
  • Reflexão crítica e relevante dos alunos sobre a atividade.

Ações do professor

  • Selecionar textos e vídeos relevantes para a aula.
  • Fornecer feedback para os grupos durante a atividade de sala de aula invertida.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para ajudar os alunos a entender o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo e na discussão em sala de aula.
  • Fornecer feedback durante a atividade de reflexão.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo e na discussão em sala de aula.
  • Estudar os textos e vídeos selecionados antes da aula.
  • Criar um resumo usando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Identificar corretamente os componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas em um mapa de bacia hidrográfica urbana e rural.
  • Refletir criticamente sobre a atividade usando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.