Aula sobre Rios Voadores Da Amazonia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Os rios voadores da Amazônia são um fenômeno natural que ocorre na região amazônica, onde a evaporação da água dos rios forma nuvens levadas pelo vento para outras regiões da América do Sul, levando umidade e chuva para áreas que dependem desses recursos hídricos. Esse tema é muito importante para entendermos a relação entre os recursos hídricos e o clima na América Latina, além de discutirmos os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Problematização

    Inicie apresentando o problema: "Como a falta de gestão adequada dos recursos hídricos pode afetar a vida das pessoas que dependem da água dos rios voadores da Amazônia?". Os alunos discutem em grupos e registram suas ideias no campo "Problema" do diário de bordo.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos pesquisam em grupos sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água na América Latina, incluindo os rios voadores da Amazônia. Com base nas informações coletadas, eles geram alternativas para solucionar o problema proposto na etapa anterior e registram no campo "Geração de Alternativas" do diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos discutem sobre as alternativas geradas e escolhem uma solução para o problema proposto. Eles devem justificar a escolha e registrar no campo "Solução" do diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Apresentação das soluções

    Cada grupo apresenta sua solução para a turma, faça a mediação na discussão sobre as diferentes perspectivas apresentadas.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os alunos participam de um debate sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água na América Latina, incluindo os rios voadores da Amazônia. Utilize perguntas norteadoras para guiar a discussão.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos refletem sobre o que aprenderam e registram no diário de bordo.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Os alunos podem pesquisar sobre outras regiões do mundo que também possuem fenômenos semelhantes aos rios voadores da Amazônia e escrever um texto sobre a importância dos recursos hídricos para o clima global.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e solução de problemas.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Discutir a importância dos recursos hídricos para o clima e a vida das pessoas na América Latina.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Coerência e clareza na geração de alternativas e escolha da solução.
  • Qualidade da apresentação da solução escolhida.
  • Participação construtiva no debate.
  • Reflexão coerente e crítica no diário de bordo.

Ações do professor

  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro e colaborativo.
  • Mediar as discussões e o debate de forma imparcial e construtiva.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica dos alunos.
  • Dar feedback construtivo sobre as atividades desenvolvidas.
  • Apoiar os alunos na elaboração do diário de bordo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar a pesquisa de forma responsável e ética.
  • Apresentar a solução escolhida de forma clara e coerente.
  • Participar construtivamente do debate.
  • Refletir de forma crítica e coerente no diário de bordo.