Aula sobre Rios Voadores Da Amazonia

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os rios voadores da Amazônia são correntes de ar que transportam grandes quantidades de umidade da Bacia Amazônica para outras regiões da América do Sul. Essa umidade é fundamental para a manutenção da biodiversidade e do clima da região. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a importância dos rios voadores da Amazônia e como eles afetam a vida na região e em outras partes da América do Sul.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o conceito de rios voadores da Amazônia, explicando como eles funcionam e qual a sua importância para a região e para outras partes da América do Sul. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um mapa mental sobre o tema, destacando os principais pontos abordados na etapa anterior. Cada grupo irá apresentar o seu mapa mental para a turma.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Juntamente com os alunos, selecione um aspecto dos rios voadores da Amazônia para ser aprofundado na atividade. Pode ser, por exemplo, a relação entre os rios voadores e a agricultura na região.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um infográfico sobre o aspecto selecionado na etapa anterior. O infográfico deverá conter informações sobre o tema, imagens e gráficos que ajudem a ilustrar as informações.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar os seus infográficos para a turma e irão discutir as informações apresentadas. Faça perguntas e tire dúvidas sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de rios voadores da Amazônia.
  • Qualidade do mapa mental criado pelos alunos.
  • Relevância do aspecto selecionado para aprofundamento.
  • Qualidade do infográfico criado pelos alunos.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de rios voadores da Amazônia.
  • Orientar os alunos na criação do mapa mental.
  • Auxiliar os alunos na seleção do aspecto a ser aprofundado.
  • Dar suporte aos alunos na criação do infográfico.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar da apresentação do conceito de rios voadores da Amazônia.
  • Criar o mapa mental sobre o tema.
  • Selecionar um aspecto para aprofundamento.
  • Criar o infográfico sobre o aspecto selecionado.
  • Participar da discussão em grupo.