Aula sobre Rios Voadores Da Amazonia

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os rios voadores da Amazônia são um fenômeno natural que acontece quando a umidade da floresta é transportada pelo vento para outras regiões do país. Esse processo é essencial para manter o clima e a biodiversidade de diversas áreas do Brasil e da América Latina. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a importância dos rios voadores da Amazônia, seus impactos na região e como a gestão desses recursos hídricos pode ser desafiadora.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique o que são os rios voadores da Amazônia. É importante contextualizar a importância desse fenômeno para o clima e a biodiversidade da região e do país.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia sobre a importância dos rios voadores da Amazônia. Cada grupo deve preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos compreendam melhor a importância desse recurso hídrico.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para debater a importância dos rios voadores da Amazônia e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água. Incentive a participação de todos os alunos e faça a mediação do debate.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como os rios voadores da Amazônia afetam outras regiões do país e da América Latina. É importante que os alunos compreendam a importância desse recurso hídrico para outras áreas além da região amazônica.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir novamente em grupos para discutir os exemplos práticos apresentados e como a gestão dos rios voadores da Amazônia pode ser desafiadora. Incentive a participação de todos os alunos e faça a mediação do debate.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância dos rios voadores da Amazônia para a região e o país. É importante que os alunos compreendam como a gestão desse recurso hídrico pode afetar diversas áreas da sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise sobre a importância dos recursos hídricos da América Latina.
  • Discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
  • Estimular o trabalho em grupo e a participação ativa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Compreensão da importância dos rios voadores da Amazônia para a região e o país.
  • Capacidade de análise e discussão sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Mediar os debates e garantir que todos os alunos tenham oportunidade de se expressar.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre a importância dos rios voadores da Amazônia.
  • Participar ativamente dos debates em grupo.
  • Analisar e discutir os exemplos práticos apresentados pelo professor.