Aula sobre Rios Voadores Da Amazonia

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os rios voadores da Amazônia são um fenômeno natural que ocorre quando a umidade da Floresta Amazônica se transforma em nuvens que são levadas pelos ventos para outras regiões do Brasil e até mesmo para países vizinhos. Esse processo é fundamental para o clima e a biodiversidade da região e, por isso, é importante que os estudantes compreendam sua importância e os desafios relacionados à sua gestão e conservação. Nesta atividade, os alunos vão criar um jogo de tabuleiro que irá explorar esse tema e seus subtópicos, como o ciclo da água, a importância da Amazônia para a regulação do clima e a relação entre a floresta e as populações locais.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que são os rios voadores da Amazônia, sua importância e os desafios relacionados à sua gestão e conservação. Os alunos poderão fazer perguntas e comentar suas experiências com o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo irá escolher um nome e um líder.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os grupos terão um tempo para criar um jogo de tabuleiro sobre os rios voadores da Amazônia. O jogo deverá ter um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos, cards de perguntas e ações. Os alunos deverão pesquisar e criar perguntas e desafios relacionados ao tema, como "O que são os rios voadores da Amazônia?", "Qual é a importância da floresta amazônica para o clima do Brasil?", "Como a degradação da Amazônia pode afetar as populações locais?".

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Cada grupo irá apresentar seu jogo e os demais grupos irão testá-lo. Os alunos deverão avaliar a jogabilidade, a clareza das regras e a qualidade das perguntas e desafios.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as principais questões abordadas pelo jogo, como a importância da Amazônia para o clima e a biodiversidade, os desafios relacionados à sua gestão e conservação e a relação entre a floresta e as populações locais.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a atividade reforçando os principais pontos abordados pelo jogo e incentivando os alunos a refletirem sobre a importância da gestão e conservação dos recursos hídricos da América Latina.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e reflexão sobre a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de pesquisa e elaboração de perguntas e desafios.
  • Incentivar a reflexão sobre a relação entre a floresta amazônica e as populações locais.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.

Critérios de avaliação

  • Clareza e qualidade das perguntas e desafios criados pelos alunos.
  • Jogabilidade e clareza das regras do jogo.
  • Participação e cooperação dos alunos durante a criação do jogo e a discussão em grupo.
  • Reflexão e análise sobre a importância dos recursos hídricos da América Latina.
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da atividade.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar as regras do jogo.
  • Orientar e acompanhar os alunos durante a criação do jogo.
  • Estimular a participação e cooperação entre os alunos.
  • Conduzir a discussão em grupo e reforçar os principais pontos abordados pelo jogo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Pesquisar e elaborar perguntas e desafios relacionados ao tema.
  • Testar e avaliar os jogos criados pelos demais grupos.
  • Participar da discussão em grupo e refletir sobre a importância dos recursos hídricos da América Latina.
  • Cooperar e trabalhar em equipe durante toda a atividade.