Aula sobre Rios Voadores Da Amazonia
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Os rios voadores da Amazônia são um fenômeno natural que ocorre quando a umidade da Floresta Amazônica se transforma em nuvens que são levadas pelos ventos para outras regiões do Brasil e até mesmo para países vizinhos. Esse processo é fundamental para o clima e a biodiversidade da região e, por isso, é importante que os estudantes compreendam sua importância e os desafios relacionados à sua gestão e conservação. Nesta atividade, os alunos vão criar um jogo de tabuleiro que irá explorar esse tema e seus subtópicos, como o ciclo da água, a importância da Amazônia para a regulação do clima e a relação entre a floresta e as populações locais.
A atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique o que são os rios voadores da Amazônia, sua importância e os desafios relacionados à sua gestão e conservação. Os alunos poderão fazer perguntas e comentar suas experiências com o tema.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo irá escolher um nome e um líder.Etapa 3 - Criação do jogo
Os grupos terão um tempo para criar um jogo de tabuleiro sobre os rios voadores da Amazônia. O jogo deverá ter um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos, cards de perguntas e ações. Os alunos deverão pesquisar e criar perguntas e desafios relacionados ao tema, como "O que são os rios voadores da Amazônia?", "Qual é a importância da floresta amazônica para o clima do Brasil?", "Como a degradação da Amazônia pode afetar as populações locais?".Etapa 4 - Teste do jogo
Cada grupo irá apresentar seu jogo e os demais grupos irão testá-lo. Os alunos deverão avaliar a jogabilidade, a clareza das regras e a qualidade das perguntas e desafios.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre as principais questões abordadas pelo jogo, como a importância da Amazônia para o clima e a biodiversidade, os desafios relacionados à sua gestão e conservação e a relação entre a floresta e as populações locais.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a atividade reforçando os principais pontos abordados pelo jogo e incentivando os alunos a refletirem sobre a importância da gestão e conservação dos recursos hídricos da América Latina.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise e reflexão sobre a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
- Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de pesquisa e elaboração de perguntas e desafios.
- Incentivar a reflexão sobre a relação entre a floresta amazônica e as populações locais.
- Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.
Critérios de avaliação
- Clareza e qualidade das perguntas e desafios criados pelos alunos.
- Jogabilidade e clareza das regras do jogo.
- Participação e cooperação dos alunos durante a criação do jogo e a discussão em grupo.
- Reflexão e análise sobre a importância dos recursos hídricos da América Latina.
- Criatividade e originalidade na criação do jogo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da atividade.
- Dividir os alunos em grupos e explicar as regras do jogo.
- Orientar e acompanhar os alunos durante a criação do jogo.
- Estimular a participação e cooperação entre os alunos.
- Conduzir a discussão em grupo e reforçar os principais pontos abordados pelo jogo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo.
- Pesquisar e elaborar perguntas e desafios relacionados ao tema.
- Testar e avaliar os jogos criados pelos demais grupos.
- Participar da discussão em grupo e refletir sobre a importância dos recursos hídricos da América Latina.
- Cooperar e trabalhar em equipe durante toda a atividade.