Aula sobre Rios Voadores Da Amazonia
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Os "rios voadores da Amazônia" são correntes de ar que carregam vapor de água da Amazônia para outras regiões do Brasil e até mesmo para outros países da América do Sul. Esses rios são responsáveis pela umidade e pelas chuvas em diversas regiões, inclusive em áreas agrícolas importantes para o país. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a importância dos recursos hídricos da América Latina, em especial os sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize sobre a importância dos recursos hídricos da América Latina. Os alunos também serão apresentados a atividade e ao modelo de avaliação por rubrica que irão desenvolver.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre os sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes e sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água na América Latina. Disponibilize materiais de pesquisa, como textos, vídeos e imagens.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos para discutir sobre os sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água na América Latina. Os grupos deverão utilizar o modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Debate
Os grupos irão apresentar suas discussões em forma de debate, utilizando o modelo da atividade. Faça a mediação do debate. Os alunos deverão utilizar o modelo de avaliação por rubrica para avaliar as apresentações dos grupos.Etapa 5 - Conclusão
Faça um resumo dos principais pontos discutidos durante o debate e os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em debater e argumentar sobre um tema específico.
Critérios de avaliação
- Utilização do modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Participação ativa no debate em grupo.
- Capacidade de argumentação e defesa de ideias durante o debate.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar sobre a importância dos recursos hídricos da América Latina.
- Mediar o debate entre os grupos.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre os sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água na América Latina.
- Discutir em grupo sobre o tema e utilizar o modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Participar ativamente do debate em grupo e utilizar a habilidade de argumentação e defesa de ideias.