Aula sobre Rios Voadores Da Amazonia

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os "rios voadores da Amazônia" são correntes de ar que carregam vapor de água da Amazônia para outras regiões do Brasil e até mesmo para outros países da América do Sul. Esses rios são responsáveis pela umidade e pelas chuvas em diversas regiões, inclusive em áreas agrícolas importantes para o país. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a importância dos recursos hídricos da América Latina, em especial os sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize sobre a importância dos recursos hídricos da América Latina. Os alunos também serão apresentados a atividade e ao modelo de avaliação por rubrica que irão desenvolver.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre os sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes e sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água na América Latina. Disponibilize materiais de pesquisa, como textos, vídeos e imagens.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir sobre os sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água na América Latina. Os grupos deverão utilizar o modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos irão apresentar suas discussões em forma de debate, utilizando o modelo da atividade. Faça a mediação do debate. Os alunos deverão utilizar o modelo de avaliação por rubrica para avaliar as apresentações dos grupos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça um resumo dos principais pontos discutidos durante o debate e os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em debater e argumentar sobre um tema específico.

Critérios de avaliação

  • Utilização do modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Capacidade de argumentação e defesa de ideias durante o debate.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar sobre a importância dos recursos hídricos da América Latina.
  • Mediar o debate entre os grupos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre os sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água na América Latina.
  • Discutir em grupo sobre o tema e utilizar o modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participar ativamente do debate em grupo e utilizar a habilidade de argumentação e defesa de ideias.