Aula sobre Rios Voadores Da Amazonia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os rios voadores da Amazônia são correntes de ar úmidas que se deslocam da Amazônia em direção ao centro-sul do continente, levando umidade para as regiões mais secas do Brasil e de outros países da América do Sul. Esse fenômeno é de extrema importância para a manutenção da biodiversidade e do clima na região. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a importância dos recursos hídricos da América Latina, com foco nos rios voadores da Amazônia.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância dos rios voadores da Amazônia para a região e para o mundo. Será feita uma discussão em grupo sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Vídeo

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre os rios voadores da Amazônia e responderão a um questionário com perguntas sobre o conteúdo. O objetivo é que os alunos compreendam o conceito dos rios voadores e sua importância para a região.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Mapa

    Os alunos receberão um mapa da América Latina e deverão identificar as principais bacias hidrográficas da região, incluindo as Bacias do Rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco. O objetivo é que os alunos compreendam a importância dos recursos hídricos da América Latina e sua relação com o clima e a biodiversidade da região.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Debate

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água na América Latina. O objetivo é que os alunos compreendam a importância da gestão sustentável dos recursos hídricos da região.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese dos temas abordados e incentive os alunos a refletirem sobre a importância dos recursos hídricos e da gestão sustentável da água.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina;
  • Discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água na região;
  • Incentivar a reflexão sobre a importância da gestão sustentável dos recursos hídricos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de rios voadores da Amazônia e sua importância para a região;
  • Identificação das principais bacias hidrográficas da América Latina;
  • Participação no debate sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água;
  • Reflexão sobre a importância da gestão sustentável dos recursos hídricos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância;
  • Orientar os alunos nas atividades das estações;
  • Estimular a participação e o debate em grupo;
  • Fazer uma síntese dos temas abordados na conclusão.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo e responder às perguntas sobre o conteúdo;
  • Identificar as principais bacias hidrográficas da América Latina em um mapa;
  • Participar do debate sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água;
  • Refletir sobre a importância da gestão sustentável dos recursos hídricos.