Aula sobre Romance De Aventura
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O romance de aventura é um gênero literário que desperta a imaginação dos leitores, levando-os a viajar por mundos imaginários e a enfrentar desafios incríveis. É um tipo de história que pode ser encontrado em livros, filmes, jogos e outras formas de entretenimento. Nesta aula, os alunos aprenderão a reconhecer as características desse gênero e a criar suas próprias histórias de aventura, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. Eles também desenvolverão a habilidade de ler em voz alta textos literários diversos, como romances e narrativas de aventura, expressando sua compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura expressiva e fluente.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula com uma roda de conversa sobre o gênero literário romance de aventura, apresentando exemplos de livros, filmes e jogos que se enquadram nessa categoria.Etapa 2 - Leitura de um trecho de um romance de aventura
Escolha um trecho de um livro de aventura e leia em voz alta para a turma, incentivando os alunos a prestar atenção na entonação e ritmo da leitura.Etapa 3 - Criação do template da Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos trabalharão em grupos para criar um template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Eles devem pensar em perguntas que ajudem a avaliar a atividade e a desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Criação de uma história de aventura em grupo
Os grupos irão trabalhar na criação de uma história de aventura, utilizando o template criado na etapa anterior para avaliar a atividade. Incentive a criatividade dos alunos e ajude-os a desenvolver a história.Etapa 5 - Apresentação das histórias
Cada grupo apresentará sua história para a turma, utilizando a leitura em voz alta para expressar a compreensão e interpretação do texto.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo para avaliar a atividade e as histórias criadas pelos alunos, utilizando o template da Dinâmica dos 3 Qs para guiar a avaliação.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula ressaltando a importância da leitura em voz alta e da criatividade na produção de histórias de aventura.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as características do gênero literário romance de aventura.
- Incentivar a criatividade dos alunos na produção de histórias de aventura.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em ler em voz alta textos literários diversos.
- Estimular a cooperação e o trabalho em grupo.
- Utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para engajar os alunos na aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Adequação do template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Qualidade da história de aventura criada pelo grupo.
- Qualidade da leitura em voz alta e expressão da compreensão e interpretação do texto.
- Participação e cooperação em grupo.
- Utilização adequada da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas.
Ações do professor
- Apresentar exemplos de livros, filmes e jogos enquadrados no gênero literário romance de aventura.
- Incentivar a criatividade dos alunos na criação de histórias de aventura.
- Auxiliar os alunos na criação do template da Dinâmica dos 3 Qs e na avaliação da atividade.
- Estimular a leitura em voz alta e a expressão da compreensão e interpretação do texto.
- Conduzir a discussão em grupo para avaliar a atividade e as histórias criadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar da roda de conversa sobre o gênero literário romance de aventura.
- Trabalhar em grupo na criação do template da Dinâmica dos 3 Qs.
- Criar uma história de aventura em grupo.
- Apresentar a história criada em grupo utilizando a leitura em voz alta e expressão da compreensão e interpretação do texto.
- Avaliar a atividade utilizando o template da Dinâmica dos 3 Qs.