Aula sobre Romance De Aventura
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O tema da aula é “Romance de aventura”. Os romances de aventura são um gênero literário que tem como característica principal a presença de aventuras, perigos, mistérios e intrigas, que envolvem os personagens em uma trama emocionante e instigante. Esse tipo de literatura pode ser encontrado em livros, filmes, séries e jogos eletrônicos. Os alunos terão a oportunidade de trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade de ler em voz alta textos literários diversos e contar/recontar histórias, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente aos alunos o tema “Romance de aventura” e peça para os estudantes compartilharem suas experiências de leitura ou de contato com esse tipo de literatura. O objetivo é envolver os alunos e despertar o interesse pelo tema.Etapa 2 - Introdução à metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos
Explique aos alunos sobre a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, destacando que eles trabalharão em grupo e criarão um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.Etapa 3 - Organização dos grupos
Organize os grupos conforme a quantidade de alunos na turma e apresente o objetivo do projeto. Cada grupo receberá um romance de aventura diferente para trabalhar.Etapa 4 - Pesquisa sobre o romance de aventura
Os alunos, em grupo, realizam pesquisas sobre o romance de aventura que lhes foi atribuído, buscando informações sobre o autor, a época em que foi escrito, os personagens principais, a trama e a mensagem que o livro passa. O propósito é que os estudantes compreendam a história e possam relacioná-la com o contexto histórico e social em que foi escrito.Etapa 5 - Criação do diário de bordo
Com base nas informações coletadas, os estudantes criam o diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. A finalidade é que os alunos desenvolvam a habilidade de organização, planejamento, trabalho em equipe e comunicação.Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo apresenta o seu diário de bordo para a turma, compartilhando as informações coletadas e as soluções propostas. O intuito é que os estudantes desenvolvam a habilidade de comunicação oral, argumentação e apresentação de projetos.Etapa 7 - Discussão e avaliação
Promova uma roda de discussão para os alunos poderem compartilhar suas impressões sobre o projeto e avaliar o seu desempenho. O alvo é que os estudantes reflitam sobre o processo de aprendizagem e possam identificar pontos positivos e negativos do projeto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de leitura em voz alta de textos literários diversos;
- Desenvolver a habilidade de organização, planejamento, trabalho em equipe e comunicação;
- Relacionar a história do romance de aventura com o contexto histórico e social em que foi escrito;
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral, argumentação e apresentação de projetos;
- Refletir sobre o processo de aprendizagem e identificar pontos positivos e negativos do projeto.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão sobre o tema;
- Organização e planejamento do diário de bordo;
- Trabalho em equipe e comunicação;
- Compreensão da história do romance de aventura;
- Apresentação do projeto de forma clara e objetiva.
Ações do professor
- Apresentar o tema e despertar o interesse dos alunos;
- Explicar a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos;
- Organizar os grupos e apresentar o objetivo do projeto;
- Orientar a pesquisa e a criação do diário de bordo;
- Promover a discussão e avaliação do projeto.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão sobre o tema;
- Realizar pesquisa sobre o romance de aventura;
- Trabalhar em equipe na criação do diário de bordo;
- Apresentar o projeto de forma clara e objetiva;
- Refletir sobre o processo de aprendizagem e identificar pontos positivos e negativos do projeto.