Aula sobre Romance De Aventura

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O tema da aula é “Romance de aventura”. Os romances de aventura são um gênero literário que tem como característica principal a presença de aventuras, perigos, mistérios e intrigas, que envolvem os personagens em uma trama emocionante e instigante. Esse tipo de literatura pode ser encontrado em livros, filmes, séries e jogos eletrônicos. Os alunos terão a oportunidade de trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade de ler em voz alta textos literários diversos e contar/recontar histórias, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente aos alunos o tema “Romance de aventura” e peça para os estudantes compartilharem suas experiências de leitura ou de contato com esse tipo de literatura. O objetivo é envolver os alunos e despertar o interesse pelo tema.

  2. Etapa 2 - Introdução à metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos

    Explique aos alunos sobre a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, destacando que eles trabalharão em grupo e criarão um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  3. Etapa 3 - Organização dos grupos

    Organize os grupos conforme a quantidade de alunos na turma e apresente o objetivo do projeto. Cada grupo receberá um romance de aventura diferente para trabalhar.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre o romance de aventura

    Os alunos, em grupo, realizam pesquisas sobre o romance de aventura que lhes foi atribuído, buscando informações sobre o autor, a época em que foi escrito, os personagens principais, a trama e a mensagem que o livro passa. O propósito é que os estudantes compreendam a história e possam relacioná-la com o contexto histórico e social em que foi escrito.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Com base nas informações coletadas, os estudantes criam o diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. A finalidade é que os alunos desenvolvam a habilidade de organização, planejamento, trabalho em equipe e comunicação.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo apresenta o seu diário de bordo para a turma, compartilhando as informações coletadas e as soluções propostas. O intuito é que os estudantes desenvolvam a habilidade de comunicação oral, argumentação e apresentação de projetos.

  7. Etapa 7 - Discussão e avaliação

    Promova uma roda de discussão para os alunos poderem compartilhar suas impressões sobre o projeto e avaliar o seu desempenho. O alvo é que os estudantes reflitam sobre o processo de aprendizagem e possam identificar pontos positivos e negativos do projeto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura em voz alta de textos literários diversos;
  • Desenvolver a habilidade de organização, planejamento, trabalho em equipe e comunicação;
  • Relacionar a história do romance de aventura com o contexto histórico e social em que foi escrito;
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral, argumentação e apresentação de projetos;
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem e identificar pontos positivos e negativos do projeto.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão sobre o tema;
  • Organização e planejamento do diário de bordo;
  • Trabalho em equipe e comunicação;
  • Compreensão da história do romance de aventura;
  • Apresentação do projeto de forma clara e objetiva.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e despertar o interesse dos alunos;
  • Explicar a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos;
  • Organizar os grupos e apresentar o objetivo do projeto;
  • Orientar a pesquisa e a criação do diário de bordo;
  • Promover a discussão e avaliação do projeto.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão sobre o tema;
  • Realizar pesquisa sobre o romance de aventura;
  • Trabalhar em equipe na criação do diário de bordo;
  • Apresentar o projeto de forma clara e objetiva;
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem e identificar pontos positivos e negativos do projeto.