Aula sobre Romance De Aventura
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O romance de aventura é um gênero literário que apresenta histórias emocionantes e cheias de ação, nas quais os protagonistas enfrentam grandes desafios e perigos. Esse tipo de narrativa é muito popular e pode ser encontrado em diversos formatos, como livros, filmes, jogos e quadrinhos. Portanto, os estudantes serão desafiados a criar um fanzine sobre um romance de aventura, utilizando a metodologia Cultura Maker. A partir dessa atividade, eles poderão desenvolver habilidades de leitura, escrita, criatividade e trabalho em equipe.
Etapa 1 - Introdução
Apresente aos alunos o tema da aula e o objetivo da atividade. Em seguida, faça uma roda de conversa para debater sobre os romances de aventura e suas características. Durante a conversa, os estudantes podem compartilhar suas experiências com esse tipo de narrativa e citar exemplos de livros, filmes, jogos e quadrinhos que conheçam.Etapa 2 - Definição do tema e dos subtópicos
Os estudantes escolherão o tema do romance de aventura que eles irão abordar no fanzine, bem como os subtópicos que serão desenvolvidos em cada uma das 8 partes do papel A4. Forneça algumas sugestões de temas e subtópicos para auxiliar os alunos nessa etapa.Por exemplo:
\- Tema: Exploradores em busca de tesouros perdidos
\- Subtópicos:
1. Introdução aos personagens principais
2. A descoberta do mapa do tesouro
3. A viagem até a ilha misteriosa
4. O encontro com os nativos hostis
5. A busca pelos artefatos mágicos que abrem a porta do tesouro
6. A armadilha mortal na caverna subterrânea
7. A luta contra o vilão que também quer o tesouro
8. O desfecho e a volta para casa
Etapa 3 - Criação dos roteiros
Os estudantes criarão os roteiros para cada uma das 8 partes do fanzine, definindo o enredo, os personagens, os diálogos e as descrições. Oriente os alunos a utilizar elementos de suspense, mistério e ação para prender a atenção dos leitores. Além disso, forneça alguns modelos de roteiros para que os estudantes se baseiem.Etapa 4 - Produção dos desenhos
Os estudantes desenharão as cenas correspondentes a cada uma das 8 partes do fanzine. O professor pode incentivar a criatividade e a originalidade, mas também deve orientar os alunos a utilizar técnicas básicas de desenho para o fanzine ficar legível e compreensível.Etapa 5 - Montagem do fanzine
Os estudantes montarão o fanzine, organizando os roteiros e os desenhos nas 8 partes do papel A4. Oriente os alunos a utilizar recursos de colagem, dobradura e recorte para deixar o fanzine mais atraente e interessante.Etapa 6 - Apresentação dos fanzines
Os estudantes apresentarão seus fanzines para a turma, explicando o enredo, os personagens e os principais acontecimentos da história. Incentive a criatividade na apresentação, permitindo que os alunos usem recursos audiovisuais, como música e efeitos sonoros.Etapa 7 - Feedback e avaliação
Dê um feedback para cada grupo de estudantes, avaliando o conteúdo e a apresentação do fanzine. Utilize os critérios de avaliação descritos na seção 4.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de leitura e escrita
- Estimular a criatividade e a imaginação dos estudantes
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe
- Estimular o uso de recursos tecnológicos e materiais para a produção de textos
Critérios de avaliação
- Coerência do enredo e dos personagens
- Clareza e legibilidade do fanzine
- Originalidade e criatividade na apresentação
- Utilização adequada da metodologia Cultura Maker
- Participação e colaboração na produção do fanzine em grupo
Ações do professor
- Orientar os estudantes na escolha do tema e dos subtópicos
- Fornecer modelos e orientações para a criação dos roteiros e dos desenhos
- Incentivar a criatividade e a originalidade na produção do fanzine
- Avaliar o trabalho dos estudantes e fornecer feedbacks construtivos
- Estimular a participação e a colaboração dos estudantes durante todas as etapas da atividade
Ações do aluno
- Escolher o tema e os subtópicos do romance de aventura
- Criar os roteiros e desenhos correspondentes
- Montar a fanzine utilizando a metodologia Cultura Maker
- Apresentar a fanzine para a turma de forma criativa e original
- Participar ativamente de todas as etapas da atividade e colaborar com o grupo.