Aula sobre Romance De Aventura

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O romance de aventura é um gênero literário que apresenta histórias emocionantes e cheias de ação, nas quais os protagonistas enfrentam grandes desafios e perigos. Esse tipo de narrativa é muito popular e pode ser encontrado em diversos formatos, como livros, filmes, jogos e quadrinhos. Portanto, os estudantes serão desafiados a criar um fanzine sobre um romance de aventura, utilizando a metodologia Cultura Maker. A partir dessa atividade, eles poderão desenvolver habilidades de leitura, escrita, criatividade e trabalho em equipe.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o tema da aula e o objetivo da atividade. Em seguida, faça uma roda de conversa para debater sobre os romances de aventura e suas características. Durante a conversa, os estudantes podem compartilhar suas experiências com esse tipo de narrativa e citar exemplos de livros, filmes, jogos e quadrinhos que conheçam.

  2. Etapa 2 - Definição do tema e dos subtópicos

    Os estudantes escolherão o tema do romance de aventura que eles irão abordar no fanzine, bem como os subtópicos que serão desenvolvidos em cada uma das 8 partes do papel A4. Forneça algumas sugestões de temas e subtópicos para auxiliar os alunos nessa etapa.

    Por exemplo:

    \- Tema: Exploradores em busca de tesouros perdidos

    \- Subtópicos:

    1. Introdução aos personagens principais

    2. A descoberta do mapa do tesouro

    3. A viagem até a ilha misteriosa

    4. O encontro com os nativos hostis

    5. A busca pelos artefatos mágicos que abrem a porta do tesouro

    6. A armadilha mortal na caverna subterrânea

    7. A luta contra o vilão que também quer o tesouro

    8. O desfecho e a volta para casa


  3. Etapa 3 - Criação dos roteiros

    Os estudantes criarão os roteiros para cada uma das 8 partes do fanzine, definindo o enredo, os personagens, os diálogos e as descrições. Oriente os alunos a utilizar elementos de suspense, mistério e ação para prender a atenção dos leitores. Além disso, forneça alguns modelos de roteiros para que os estudantes se baseiem.

  4. Etapa 4 - Produção dos desenhos

    Os estudantes desenharão as cenas correspondentes a cada uma das 8 partes do fanzine. O professor pode incentivar a criatividade e a originalidade, mas também deve orientar os alunos a utilizar técnicas básicas de desenho para o fanzine ficar legível e compreensível.

  5. Etapa 5 - Montagem do fanzine

    Os estudantes montarão o fanzine, organizando os roteiros e os desenhos nas 8 partes do papel A4. Oriente os alunos a utilizar recursos de colagem, dobradura e recorte para deixar o fanzine mais atraente e interessante.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos fanzines

    Os estudantes apresentarão seus fanzines para a turma, explicando o enredo, os personagens e os principais acontecimentos da história. Incentive a criatividade na apresentação, permitindo que os alunos usem recursos audiovisuais, como música e efeitos sonoros.

  7. Etapa 7 - Feedback e avaliação

    Dê um feedback para cada grupo de estudantes, avaliando o conteúdo e a apresentação do fanzine. Utilize os critérios de avaliação descritos na seção 4.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos estudantes
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe
  • Estimular o uso de recursos tecnológicos e materiais para a produção de textos

Critérios de avaliação

  • Coerência do enredo e dos personagens
  • Clareza e legibilidade do fanzine
  • Originalidade e criatividade na apresentação
  • Utilização adequada da metodologia Cultura Maker
  • Participação e colaboração na produção do fanzine em grupo

Ações do professor

  • Orientar os estudantes na escolha do tema e dos subtópicos
  • Fornecer modelos e orientações para a criação dos roteiros e dos desenhos
  • Incentivar a criatividade e a originalidade na produção do fanzine
  • Avaliar o trabalho dos estudantes e fornecer feedbacks construtivos
  • Estimular a participação e a colaboração dos estudantes durante todas as etapas da atividade

Ações do aluno

  • Escolher o tema e os subtópicos do romance de aventura
  • Criar os roteiros e desenhos correspondentes
  • Montar a fanzine utilizando a metodologia Cultura Maker
  • Apresentar a fanzine para a turma de forma criativa e original
  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade e colaborar com o grupo.