Aula sobre Romance De Aventura

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O romance de aventura é um gênero literário que tem como característica principal a presença de ação, suspense e aventura. Muitas vezes, essas histórias são protagonizadas por heróis que enfrentam desafios incríveis em busca de um objetivo. Este tipo de narrativa é muito popular entre os jovens, por permitir que eles se transportem para mundos imaginários e vivam emoções intensas através da leitura. Os alunos vão explorar o gênero do romance de aventura através da metodologia ativa Rotação por estações, em que cada grupo terá uma atividade específica para desenvolver habilidades de leitura e expressão oral.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Realize uma breve introdução ao gênero do romance de aventura, explicando suas características e exemplos de obras importantes do gênero. Em seguida, divida os alunos em três grupos, que serão as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Leitura dramática

    Nesta estação, os alunos farão uma leitura dramática de um trecho de um romance de aventura. O texto será escolhido previamente pelo professor e os alunos terão tempo para praticar a leitura e a entonação antes de apresentar para a turma. O objetivo dessa atividade é desenvolver a expressividade e a fluência oral dos alunos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Reconto

    Nesta estação, os alunos farão um reconto de um trecho de um romance de aventura. O texto será escolhido previamente pelo professor e os alunos terão que ler o trecho e recontar a história de maneira clara e objetiva. O objetivo dessa atividade é desenvolver a compreensão e a interpretação do texto.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Podcast

    Nesta estação, os alunos criarão um podcast sobre um romance de aventura. Eles terão que escolher um trecho do livro, ler em voz alta e adicionar efeitos sonoros e música de fundo. O objetivo dessa atividade é desenvolver a criatividade e a habilidade de trabalhar com ferramentas digitais.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Na última etapa, reúna a turma e peça que cada grupo compartilhe o que foi desenvolvido em cada estação. Os alunos terão a oportunidade de apresentar suas criações e comentar o que aprenderam sobre o gênero do romance de aventura.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e expressão oral dos alunos;
  • Desenvolver a compreensão e a interpretação do texto;
  • Estimular a criatividade dos alunos;
  • Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade no reconto da história;
  • Expressividade e fluência oral na leitura dramática;
  • Qualidade do podcast produzido;
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo;
  • Interpretação e compreensão do texto.

Ações do professor

  • Selecionar os textos a serem trabalhados em cada estação;
  • Orientar os alunos sobre as atividades em cada estação;
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos;
  • Fornecer feedbacks construtivos sobre as atividades desenvolvidas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Ler e praticar a entonação do texto na estação 1;
  • Recontar a história de maneira clara e objetiva na estação 2;
  • Criar um podcast com efeitos sonoros e música de fundo na estação 3;
  • Colaborar e participar ativamente em todas as atividades em grupo;
  • Compartilhar o que foi desenvolvido em cada estação com a turma.