Aula sobre Roteiro De Cinema
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O roteiro de cinema é uma das etapas mais importantes na produção de um filme. É a partir dele que se constrói a história, os personagens, os diálogos e as cenas. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a estrutura do roteiro e como ele é fundamental para a produção de um filme. A metodologia utilizada será a Design Sprint, que consiste em um processo de criação em equipe, com foco na solução de problemas. Os alunos irão criar um modelo de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, e aplicá-lo na criação de um roteiro de cinema.
Etapa 1 - Contextualização
O roteiro de cinema é uma das etapas mais importantes na produção de um filme. É a partir dele que se constrói a história, os personagens, os diálogos e as cenas. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a estrutura do roteiro e como ele é fundamental para a produção de um filme. A metodologia utilizada será a Design Sprint, que consiste em um processo de criação em equipe, com foco na solução de problemas. Os alunos irão criar um modelo de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, e aplicá-lo na criação de um roteiro de cinema.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema, explicando a importância do roteiro de cinema e como ele é fundamental para a produção de um filme. Utilize exemplos de filmes famosos para ilustrar a importância do roteiro.Etapa 3 - Entender
Os alunos irão se dividir em grupos e irão pesquisar sobre a estrutura do roteiro de cinema, suas partes e como elas se relacionam. Disponibilize materiais de apoio, como vídeos e textos, para auxiliar na pesquisa.Etapa 4 - Esboçar
Cada grupo irá criar um esboço de um roteiro de cinema, seguindo a estrutura aprendida na etapa anterior. Oriente os alunos na criação do esboço, dando sugestões e dicas.Etapa 5 - Decidir
Cada grupo irá apresentar seu esboço e os demais alunos irão dar sugestões e fazer críticas construtivas. O grupo irá decidir quais sugestões serão incorporadas ao roteiro final.Etapa 6 - Prototipar
Com base no esboço final, cada grupo irá criar um roteiro de cinema completo, com diálogos, cenas e personagens. Auxilie os alunos na criação do roteiro, dando dicas e sugestões.Etapa 7 - Testar
Os grupos irão apresentar seus roteiros para a turma e os demais alunos irão dar feedbacks e fazer críticas construtivas. Oriente os alunos na apresentação do roteiro, dando dicas de como apresentar de forma clara e objetiva.Etapa 8 - Conclusão
Finalize a atividade fazendo uma reflexão sobre o processo de criação do roteiro de cinema e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras áreas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em solucionar problemas.
Critérios de avaliação
- Coerência e estrutura do roteiro.
- Criatividade e originalidade do roteiro.
- Participação e colaboração em equipe.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa sobre a estrutura do roteiro de cinema.
- Auxiliar os alunos na criação do esboço e do roteiro final.
- Dar feedbacks e sugestões para os alunos durante todo o processo de criação.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a estrutura do roteiro de cinema.
- Criar um esboço e um roteiro de cinema completo.
- Dar feedbacks e sugestões para os demais grupos.