Aula sobre Roteiro De Cinema
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O cinema é uma das formas de arte mais populares e influentes do mundo. Desde sua criação, no final do século XIX, o cinema tem sido uma fonte de entretenimento, cultura e reflexão. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre o roteiro de cinema, uma das partes mais importantes da produção cinematográfica. Eles irão explorar a metodologia ativa Design Thinking e criar um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
Etapa 1 - Contextualização
O cinema é uma das formas de arte mais populares e influentes do mundo. Desde sua criação, no final do século XIX, o cinema tem sido uma fonte de entretenimento, cultura e reflexão. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre o roteiro de cinema, uma das partes mais importantes da produção cinematográfica. Eles irão explorar a metodologia ativa Design Thinking e criar um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.Etapa 2 - Introdução
Inicie a atividade apresentando o tema e contextualizando com exemplos de filmes famosos e suas histórias. Em seguida, deve explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na atividade.Etapa 3 - Mapa de empatia
Os alunos devem criar um mapa de empatia sobre um personagem fictício de um filme. Peça para que os alunos reflitam sobre esse personagem ou busquem na memória um personagem marcante de algum filme que já assistiram. O mapa deve conter os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos entendam a importância de conhecer bem os personagens para criar um roteiro interessante e que possam ter uma base na construção do roteiro coletando as informações através do mapa de empatia.Etapa 4 - Brainstorming
Os alunos devem fazer um brainstorming em grupo para criar ideias para um roteiro de cinema. O professor deve incentivar a criatividade e a originalidade. A técnica consiste em falar diversas palavras, com sentido ou não, para a construção de uma nuvem de ideias.Etapa 5 - Seleção de ideias
Os alunos devem selecionar as melhores ideias e justificar suas escolhas. Oriente os alunos a escolher ideias que sejam viáveis e interessantes.Etapa 6 - Desenvolvimento do roteiro
Os alunos devem trabalhar em grupos para desenvolver o roteiro escolhido. Oriente-os a seguir uma estrutura básica de roteiro, como a divisão em atos e a criação de personagens bem desenvolvidos.Etapa 7 - Apresentação dos roteiros
Os grupos devem apresentar seus roteiros para a turma. Incentive a criatividade na apresentação e dê feedbacks construtivos.Etapa 8 - Reflexão
Os alunos devem refletir sobre o processo de criação do roteiro e o que aprenderam com a metodologia Design Thinking.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
- Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e justificar suas escolhas.
- Incentivar a reflexão sobre o processo de criação do roteiro e a importância de conhecer bem os personagens.
Critérios de avaliação
- Originalidade e criatividade das ideias apresentadas.
- Coerência e viabilidade do roteiro desenvolvido.
- Qualidade da apresentação e do feedback dado pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos.
- Explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na atividade.
- Orientar os alunos durante o processo de criação do roteiro.
- Dar feedbacks construtivos durante as apresentações dos roteiros.
- Estimular a reflexão sobre o processo de criação do roteiro.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia sobre um personagem fictício de um filme.
- Fazer um brainstorming em grupo para criar ideias para um roteiro de cinema.
- Selecionar as melhores ideias e justificar suas escolhas.
- Trabalhar em grupo para desenvolver o roteiro escolhido.
- Refletir sobre o processo de criação do roteiro e o que aprenderam com a metodologia Design Thinking.