Aula sobre Roteiro De Cinema

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O roteiro de cinema é uma ferramenta essencial para a criação de filmes e séries. É a partir dele que se desenvolve a história, os personagens, as cenas e os diálogos. É importante que os estudantes compreendam a importância do roteiro e como ele é utilizado na produção audiovisual. A metodologia utilizada nesta atividade será a gamificação, que consiste em transformar o aprendizado em um jogo, tornando-o mais divertido e envolvente. Os alunos criarão um jogo de tabuleiro sobre o tema, desenvolvendo habilidades como criatividade, trabalho em equipe e análise crítica.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O roteiro de cinema é uma ferramenta essencial para a criação de filmes e séries. É a partir dele que se desenvolve a história, os personagens, as cenas e os diálogos. É importante que os estudantes compreendam a importância do roteiro e como ele é utilizado na produção audiovisual. A metodologia utilizada nesta atividade será a gamificação, que consiste em transformar o aprendizado em um jogo, tornando-o mais divertido e envolvente. Os alunos criarão um jogo de tabuleiro sobre o tema, desenvolvendo habilidades como criatividade, trabalho em equipe e análise crítica.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e a importância do roteiro de cinema na produção audiovisual. Serão mostrados exemplos de filmes e séries que utilizam o roteiro como base.

  3. Etapa 3 - Explicação da metodologia

    Explique a metodologia da gamificação e como ela será aplicada na atividade. Será mostrado um exemplo de jogo de tabuleiro para que os alunos possam entender melhor como funciona.

  4. Etapa 4 - Criação das regras do jogo

    Os alunos irão criar as regras do jogo em grupo, definindo as ações, as perguntas e as penalidades. Auxilie na criação das regras e na organização dos grupos.

  5. Etapa 5 - Criação do tabuleiro

    Os alunos irão criar o tabuleiro do jogo em grupo, definindo as casas e as imagens que serão utilizadas. Auxilie na criação do tabuleiro e na organização dos grupos.

  6. Etapa 6 - Criação dos cartões de perguntas e ações

    Os alunos irão criar os cartões de perguntas e ações em grupo, definindo as perguntas e as ações que serão utilizadas no jogo. Auxilie na criação dos cartões e na organização dos grupos.

  7. Etapa 7 - Teste do jogo

    Os grupos irão testar o jogo criado por eles mesmos, verificando se as regras estão claras e se o jogo é divertido e envolvente.

  8. Etapa 8 - Discussão e reflexão

    Os alunos irão discutir e refletir sobre a atividade, destacando as habilidades desenvolvidas e os desafios enfrentados. Medie a discussão e faça uma avaliação geral da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover o aprendizado de forma lúdica e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Clareza e objetividade na criação das regras e dos cartões.
  • Criatividade na criação do tabuleiro e das imagens utilizadas.
  • Cooperação e trabalho em equipe durante a atividade.
  • Reflexão crítica sobre a atividade e as habilidades desenvolvidas.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia da gamificação.
  • Auxiliar na organização dos grupos e na criação das regras, do tabuleiro e dos cartões.
  • Mediar a discussão e a reflexão sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Cooperar e trabalhar em equipe durante a atividade.
  • Refletir criticamente sobre a atividade e as habilidades desenvolvidas.