Aula sobre Roteiro De Cinema
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O roteiro de cinema é uma ferramenta essencial para a criação de filmes e séries. É a partir dele que se desenvolve a história, os personagens, as cenas e os diálogos. É importante que os estudantes compreendam a importância do roteiro e como ele é utilizado na produção audiovisual. A metodologia utilizada nesta atividade será a gamificação, que consiste em transformar o aprendizado em um jogo, tornando-o mais divertido e envolvente. Os alunos criarão um jogo de tabuleiro sobre o tema, desenvolvendo habilidades como criatividade, trabalho em equipe e análise crítica.
Etapa 1 - Contextualização
O roteiro de cinema é uma ferramenta essencial para a criação de filmes e séries. É a partir dele que se desenvolve a história, os personagens, as cenas e os diálogos. É importante que os estudantes compreendam a importância do roteiro e como ele é utilizado na produção audiovisual. A metodologia utilizada nesta atividade será a gamificação, que consiste em transformar o aprendizado em um jogo, tornando-o mais divertido e envolvente. Os alunos criarão um jogo de tabuleiro sobre o tema, desenvolvendo habilidades como criatividade, trabalho em equipe e análise crítica.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema e a importância do roteiro de cinema na produção audiovisual. Serão mostrados exemplos de filmes e séries que utilizam o roteiro como base.Etapa 3 - Explicação da metodologia
Explique a metodologia da gamificação e como ela será aplicada na atividade. Será mostrado um exemplo de jogo de tabuleiro para que os alunos possam entender melhor como funciona.Etapa 4 - Criação das regras do jogo
Os alunos irão criar as regras do jogo em grupo, definindo as ações, as perguntas e as penalidades. Auxilie na criação das regras e na organização dos grupos.Etapa 5 - Criação do tabuleiro
Os alunos irão criar o tabuleiro do jogo em grupo, definindo as casas e as imagens que serão utilizadas. Auxilie na criação do tabuleiro e na organização dos grupos.Etapa 6 - Criação dos cartões de perguntas e ações
Os alunos irão criar os cartões de perguntas e ações em grupo, definindo as perguntas e as ações que serão utilizadas no jogo. Auxilie na criação dos cartões e na organização dos grupos.Etapa 7 - Teste do jogo
Os grupos irão testar o jogo criado por eles mesmos, verificando se as regras estão claras e se o jogo é divertido e envolvente.Etapa 8 - Discussão e reflexão
Os alunos irão discutir e refletir sobre a atividade, destacando as habilidades desenvolvidas e os desafios enfrentados. Medie a discussão e faça uma avaliação geral da atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Promover o aprendizado de forma lúdica e envolvente.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo.
- Clareza e objetividade na criação das regras e dos cartões.
- Criatividade na criação do tabuleiro e das imagens utilizadas.
- Cooperação e trabalho em equipe durante a atividade.
- Reflexão crítica sobre a atividade e as habilidades desenvolvidas.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema e a metodologia da gamificação.
- Auxiliar na organização dos grupos e na criação das regras, do tabuleiro e dos cartões.
- Mediar a discussão e a reflexão sobre a atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo.
- Cooperar e trabalhar em equipe durante a atividade.
- Refletir criticamente sobre a atividade e as habilidades desenvolvidas.