Aula sobre Roteiro De Cinema

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O roteiro de cinema é uma das etapas mais importantes na produção de um filme. Ele é responsável por organizar a história, os personagens, os diálogos e as cenas em uma sequência lógica e coerente. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a estrutura do roteiro e como ele é utilizado na produção cinematográfica. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri para discutir e analisar diferentes roteiros de filmes. Essa atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O roteiro de cinema é uma das etapas mais importantes na produção de um filme. Ele é responsável por organizar a história, os personagens, os diálogos e as cenas em uma sequência lógica e coerente. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a estrutura do roteiro e como ele é utilizado na produção cinematográfica. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri para discutir e analisar diferentes roteiros de filmes. Essa atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema do roteiro de cinema e explique sua importância na produção cinematográfica. Em seguida, apresente o Modelo de Debate Crítico (MDC) e explique como ele será utilizado na atividade.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo e como eles irão trabalhar juntos na atividade.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos roteiros

    Apresente três roteiros de filmes diferentes para os alunos. Cada grupo irá receber um roteiro para analisar e discutir. Para facilitar, apresente roteiro de filmes nacionais disponíveis na internet. Se possível, assista um trecho do filme depois da entrega dos roteiros aos alunos.

  5. Etapa 5 - Preparação dos grupos

    Os grupos defensor e opositor terão 30 minutos para preparar seus argumentos e apresentações. A banca julgadora irá se preparar para avaliar as apresentações.

  6. Etapa 6 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos e defender suas posições no qual consideram aquele um bom roteiro, com base nas características apresentadas no início da atividade. A banca julgadora irá avaliar as apresentações e escolher o melhor roteiro.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre os roteiros apresentados e como eles poderiam ser melhorados. Guie a discussão e incentive a participação de todos.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma conclusão da atividade e reforce a importância do roteiro na produção cinematográfica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Capacidade da banca julgadora em avaliar as apresentações e escolher o melhor roteiro.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia da atividade.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar as funções de cada um.
  • Apresentar os roteiros e guiar a discussão.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Preparar argumentos e apresentações para os grupos defensor e opositor.
  • Discutir em grupo sobre os roteiros apresentados.