Aula sobre Roteiro De Cinema
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O roteiro de cinema é uma das etapas mais importantes na produção de um filme. Ele é responsável por organizar a história, os personagens, os diálogos e as cenas em uma sequência lógica e coerente. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a estrutura do roteiro e como ele é utilizado na produção cinematográfica. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri para discutir e analisar diferentes roteiros de filmes. Essa atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
Etapa 1 - Contextualização
O roteiro de cinema é uma das etapas mais importantes na produção de um filme. Ele é responsável por organizar a história, os personagens, os diálogos e as cenas em uma sequência lógica e coerente. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a estrutura do roteiro e como ele é utilizado na produção cinematográfica. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri para discutir e analisar diferentes roteiros de filmes. Essa atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.Etapa 2 - Introdução
Introduza o tema do roteiro de cinema e explique sua importância na produção cinematográfica. Em seguida, apresente o Modelo de Debate Crítico (MDC) e explique como ele será utilizado na atividade.Etapa 3 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo e como eles irão trabalhar juntos na atividade.Etapa 4 - Apresentação dos roteiros
Apresente três roteiros de filmes diferentes para os alunos. Cada grupo irá receber um roteiro para analisar e discutir. Para facilitar, apresente roteiro de filmes nacionais disponíveis na internet. Se possível, assista um trecho do filme depois da entrega dos roteiros aos alunos.Etapa 5 - Preparação dos grupos
Os grupos defensor e opositor terão 30 minutos para preparar seus argumentos e apresentações. A banca julgadora irá se preparar para avaliar as apresentações.Etapa 6 - Debate
Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos e defender suas posições no qual consideram aquele um bom roteiro, com base nas características apresentadas no início da atividade. A banca julgadora irá avaliar as apresentações e escolher o melhor roteiro.Etapa 7 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre os roteiros apresentados e como eles poderiam ser melhorados. Guie a discussão e incentive a participação de todos.Etapa 8 - Conclusão
Faça uma conclusão da atividade e reforce a importância do roteiro na produção cinematográfica.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
- Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.
- Promover a cooperação e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade.
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Capacidade da banca julgadora em avaliar as apresentações e escolher o melhor roteiro.
Ações do professor
- Introduzir o tema e a metodologia da atividade.
- Dividir os alunos em grupos e explicar as funções de cada um.
- Apresentar os roteiros e guiar a discussão.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade.
- Preparar argumentos e apresentações para os grupos defensor e opositor.
- Discutir em grupo sobre os roteiros apresentados.