Aula sobre Roteiro De Cinema
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O roteiro de cinema é uma das etapas mais importantes para a produção de um filme. É nele que são definidos os personagens, a trama, os diálogos e a estrutura da história. Além disso, o roteiro é uma forma de expressão artística que permite aos alunos desenvolverem sua criatividade e habilidades de escrita. Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos para desenvolverem atividades relacionadas ao tema, como a criação de personagens, a elaboração de diálogos e a construção da estrutura narrativa. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, que permitirá aos alunos trabalharem em diferentes atividades e desenvolverem habilidades específicas.
Etapa 1 - Contextualização
O roteiro de cinema é uma das etapas mais importantes para a produção de um filme. É nele que são definidos os personagens, a trama, os diálogos e a estrutura da história. Além disso, o roteiro é uma forma de expressão artística que permite aos alunos desenvolverem sua criatividade e habilidades de escrita. Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos para desenvolverem atividades relacionadas ao tema, como a criação de personagens, a elaboração de diálogos e a construção da estrutura narrativa. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, que permitirá aos alunos trabalharem em diferentes atividades e desenvolverem habilidades específicas.Etapa 2 - Introdução
Inicie a atividade explicando o que é um roteiro de cinema e sua importância na produção de um filme. Em seguida, apresente aos alunos os objetivos da atividade e como ela será desenvolvida.Etapa 3 - Estação 1 - Criação de personagens
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por criar um personagem para o roteiro. Forneça algumas orientações sobre como criar um personagem, como suas características físicas, personalidade e história de vida. Os alunos poderão utilizar desenhos ou textos para apresentar seus personagens.Etapa 4 - Estação 2 - Elaboração de diálogos (30 minutos)
Nesta estação, os alunos serão desafiados a criar diálogos para seus personagens. Forneça algumas orientações sobre como escrever diálogos realistas e coerentes com a personalidade dos personagens. Os alunos poderão utilizar textos ou dramatizações para apresentar seus diálogos.Etapa 5 - Estação 3 - Construção da estrutura narrativa
Nesta estação, os alunos serão responsáveis por construir a estrutura narrativa do roteiro. Forneça algumas orientações sobre como organizar a história em atos, cenas e sequências. Os alunos poderão utilizar esquemas ou textos para apresentar a estrutura narrativa.Etapa 6 - Conclusão
Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como os alunos poderão aplicar esses conhecimentos em outras atividades. Os alunos poderão apresentar seus trabalhos para a turma e você poderá fazer comentários e sugestões.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de personagens e história.
- Desenvolver habilidades de escrita, como a elaboração de diálogos e a construção da estrutura narrativa.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação dos personagens e história.
- Coerência e realismo nos diálogos criados.
- Organização e clareza na construção da estrutura narrativa.
Ações do professor
- Apresentar os objetivos da atividade e como ela será desenvolvida.
- Fornecer orientações e dicas sobre como criar personagens, escrever diálogos e construir a estrutura narrativa.
- Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
- Avaliar os trabalhos dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
- Encerrar a atividade fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como os alunos poderão aplicar esses conhecimentos em outras atividades.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo na criação de personagens, diálogos e estrutura narrativa.
- Utilizar a criatividade e a imaginação na criação dos personagens e história.
- Apresentar seus trabalhos para a turma e receber feedbacks construtivos do professor e dos colegas.
- Refletir sobre o que foi aprendido e como podem aplicar esses conhecimentos em outras atividades.
- Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.