Aula sobre Roteiro De Cinema

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O roteiro de cinema é uma das principais ferramentas para a criação de filmes, séries e produções audiovisuais. Ele é responsável por guiar a história e os personagens, definindo o que será mostrado em cada cena e como ela será apresentada. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre o tema, visando desenvolver a habilidade de experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística. Para isso, serão apresentados exemplos de roteiros de filmes famosos, como Star Wars e Harry Potter, e discutidos como eles foram criados e desenvolvidos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O roteiro de cinema é uma das principais ferramentas para a criação de filmes, séries e produções audiovisuais. Ele é responsável por guiar a história e os personagens, definindo o que será mostrado em cada cena e como ela será apresentada. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre o tema, visando desenvolver a habilidade de experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística. Para isso, serão apresentados exemplos de roteiros de filmes famosos, como Star Wars e Harry Potter, e discutidos como eles foram criados e desenvolvidos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e explicando a importância do roteiro de cinema para a criação de filmes e séries. Em seguida, apresente exemplos de roteiros de filmes famosos e discutir com os alunos como eles foram criados e desenvolvidos.

  3. Etapa 3 - Sala de aula invertida

    Os alunos devem assistir a um vídeo sobre a estrutura básica de um roteiro de cinema e como ele é utilizado na produção audiovisual. Disponibilize o vídeo previamente para que os alunos possam assistir em casa. Os alunos devem apresentar os pontos observados no vídeo.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa e forneça exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Avalie a apresentação e forneça feedbacks para os alunos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as diferenças e semelhanças entre os mapas conceituais apresentados. Medie a discussão e incentive a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a atividade ressaltando a importância do roteiro de cinema na produção audiovisual e como a criação do mapa conceitual pode ajudar os alunos a desenvolver a habilidade de experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Fomentar a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza na criação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Apresentação clara e objetiva do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Mediar a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.