Roteiro de viagem

Você gosta de viajar? Não deixe de ler essas dicas antes de planejar a sua próxima viagem. Vamos juntos conhecer um roteiro de planejamento de viagem nessa aula de Português.


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Qual alternativa fala sobre o propósito de um roteiro de viagem?

    A) "Planejar é importante, mas quem tem paciência pra isso?"

    B) "Se ficar planejando muito, a viagem perde a graça".

    C) "Roteiro serve pra gente poder aproveitar a viagem sem tantos imprevistos".

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O tema desta aula é Roteiro de viagem, no qual os alunos serão desafiados a produzir um texto publicitário persuasivo para promover um destino turístico. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em produzir, revisar e editar textos publicitários, considerando o contexto de produção dado; explorando recursos multissemióticos, relacionando elementos verbais e visuais e criando título ou slogan que façam o leitor motivar-se a interagir com o texto produzido e se sinta atraído pelo serviço, ideia ou produto em questão.
    Atividade completa
  4. 4. Design Thinking:

    O roteiro de viagem é um tipo de texto cujo objetivo é planejar e organizar uma viagem, seja ela curta ou longa. Nele, são descritos os pontos turísticos que serão visitados, a hospedagem, os restaurantes e tudo o que envolve a jornada. Além disso, é importante que o roteiro seja bem escrito, claro e objetivo, para outras pessoas poderem entender e seguir as informações. Os alunos serão desafiados a criar um roteiro de viagem utilizando a metodologia ativa Design Thinking, que envolve a criação de um mapa de empatia. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em produzir um roteiro de viagem persuasivo, utilizando recursos multissemióticos e estratégias discursivas de persuasão.
    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    O tema “Roteiro de viagem” é de grande interesse para os alunos, pois muitos deles já viajaram ou têm vontade de viajar. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa de gamificação para desenvolver habilidades de produção de textos publicitários. Os alunos criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas a destinos turísticos, onde deverão produzir, revisar e editar textos publicitários de forma atrativa e persuasiva.
    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    O tema “Roteiro de viagem” é extremamente relevante e pode ser aplicado em várias situações do cotidiano dos estudantes, como planejamentos de férias em família, excursões escolares, passeios com amigos, entre outros. A metodologia ativa Rotação por estações será utilizada nesta aula para os alunos desenvolverem suas habilidades de produção, revisão e edição de textos publicitários, tendo em vista o contexto de produção dado. Para isso, os alunos serão divididos em 3 grupos que irão circular pelas estações, cada uma responsável por uma atividade relacionada ao tema.
    Atividade completa
  7. 7. Design Sprint:

    O Roteiro de viagem é muito presente no cotidiano dos estudantes, seja por meio de viagens em família, com amigos ou até mesmo em projetos escolares. É importante que os alunos saibam como elaborar um roteiro bem estruturado, que atenda às necessidades de uma viagem e que seja atrativo para quem irá ler. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para os alunos desenvolverem um template de roteiro de viagem, passando por 5 etapas que serão detalhadas a seguir.
    Atividade completa
  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    O roteiro de viagem é uma das formas mais comuns de se planejar uma viagem, seja ela a lazer ou a trabalho. É importante que os alunos saibam como montar um roteiro de viagem, quais informações devem ser consideradas e como apresentá-las para atrair o interesse do público-alvo. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida permitirá que os alunos desenvolvam suas habilidades de forma autônoma, descobrindo e aprendendo a partir do seu próprio ritmo e interesses.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: