Aula sobre Roteiro De Viagem

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Roteiro de viagem é muito presente no cotidiano dos estudantes, seja por meio de viagens em família, com amigos ou até mesmo em projetos escolares. É importante que os alunos saibam como elaborar um roteiro bem estruturado, que atenda às necessidades de uma viagem e que seja atrativo para quem irá ler. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para os alunos desenvolverem um template de roteiro de viagem, passando por 5 etapas que serão detalhadas a seguir.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o conceito de roteiro de viagem, explicando sua importância e características principais. Realize uma discussão em sala de aula para os alunos poderem expor suas dúvidas e sugestões sobre o tema. O objetivo desta etapa é que os alunos compreendam a importância de um roteiro bem estruturado para uma viagem.

    Exemplo prático: apresente exemplos de roteiros de viagem, mostrando suas diferentes estruturas e objetivos.


  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um esboço do template de roteiro de viagem que será desenvolvido ao longo da aula. Cada grupo deverá escolher um tema de viagem (ex: praia, campo, cidade) e elaborar uma lista de itens que consideram importantes para um roteiro completo. O objetivo desta etapa é que os alunos comecem a pensar em como estruturar um roteiro de viagem.

    Exemplo prático: Disponibilize imagens ou vídeos de diferentes tipos de viagem para inspirar os alunos.


  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos deverão apresentar seus esboços para toda a turma. Em seguida, será feita uma votação para escolher as melhores ideias e itens para compor o template de roteiro de viagem. O objetivo desta etapa é que os alunos aprendam a tomar decisões em grupo e a escolher as melhores opções.

    Exemplo prático: Mostre exemplos de votação em grupo para os alunos entenderem como funciona.


  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base nas decisões tomadas na etapa anterior, os grupos deverão começar a desenvolver o template de roteiro de viagem. Cada grupo deverá se preocupar com a estruturação do roteiro e a escolha de imagens e informações relevantes. O objetivo desta etapa é que os alunos comecem a visualizar o resultado do projeto.

    Exemplo prático: Entregue materiais de apoio para os alunos começarem a desenvolver seus templates.


  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deverá apresentar seu template de roteiro de viagem para toda a turma. Em seguida, será feita uma discussão em grupo para avaliar os pontos positivos e negativos de cada template e realizar sugestões de melhoria. O objetivo desta etapa é que os alunos aprendam a avaliar o trabalho dos colegas e a fazer sugestões construtivas.

    Exemplo prático: Apresente exemplos de avaliação de trabalhos em grupo para os alunos entenderem como funciona.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir um roteiro de viagem.
  • Estimular a criatividade dos alunos na elaboração de roteiros de viagem.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Adequação do template de roteiro de viagem ao tema escolhido.
  • Estruturação do roteiro de forma clara e objetiva.
  • Escolha de imagens e informações relevantes.
  • Participação ativa do aluno em todas as etapas do projeto.
  • Habilidade em avaliar e fazer sugestões construtivas sobre o trabalho dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância.
  • Organizar as atividades em grupo.
  • Estimular a criatividade dos alunos.
  • Avaliar o trabalho dos alunos e dar feedbacks.
  • Mediar as discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas em todas as etapas do projeto.
  • Demonstrar criatividade na elaboração do template de roteiro de viagem.
  • Avaliar o trabalho dos colegas de forma construtiva.
  • Apresentar o template de roteiro de viagem de forma clara e objetiva.