Aula sobre Roteiro De Viagem
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O Roteiro de viagem é muito presente no cotidiano dos estudantes, seja por meio de viagens em família, com amigos ou até mesmo em projetos escolares. É importante que os alunos saibam como elaborar um roteiro bem estruturado, que atenda às necessidades de uma viagem e que seja atrativo para quem irá ler. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para os alunos desenvolverem um template de roteiro de viagem, passando por 5 etapas que serão detalhadas a seguir.
Etapa 1 - Entender
Apresente aos alunos o conceito de roteiro de viagem, explicando sua importância e características principais. Realize uma discussão em sala de aula para os alunos poderem expor suas dúvidas e sugestões sobre o tema. O objetivo desta etapa é que os alunos compreendam a importância de um roteiro bem estruturado para uma viagem.Exemplo prático: apresente exemplos de roteiros de viagem, mostrando suas diferentes estruturas e objetivos.
Etapa 2 - Esboçar
Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um esboço do template de roteiro de viagem que será desenvolvido ao longo da aula. Cada grupo deverá escolher um tema de viagem (ex: praia, campo, cidade) e elaborar uma lista de itens que consideram importantes para um roteiro completo. O objetivo desta etapa é que os alunos comecem a pensar em como estruturar um roteiro de viagem.Exemplo prático: Disponibilize imagens ou vídeos de diferentes tipos de viagem para inspirar os alunos.
Etapa 3 - Decidir
Os grupos deverão apresentar seus esboços para toda a turma. Em seguida, será feita uma votação para escolher as melhores ideias e itens para compor o template de roteiro de viagem. O objetivo desta etapa é que os alunos aprendam a tomar decisões em grupo e a escolher as melhores opções.Exemplo prático: Mostre exemplos de votação em grupo para os alunos entenderem como funciona.
Etapa 4 - Prototipar
Com base nas decisões tomadas na etapa anterior, os grupos deverão começar a desenvolver o template de roteiro de viagem. Cada grupo deverá se preocupar com a estruturação do roteiro e a escolha de imagens e informações relevantes. O objetivo desta etapa é que os alunos comecem a visualizar o resultado do projeto.Exemplo prático: Entregue materiais de apoio para os alunos começarem a desenvolver seus templates.
Etapa 5 - Testar
Cada grupo deverá apresentar seu template de roteiro de viagem para toda a turma. Em seguida, será feita uma discussão em grupo para avaliar os pontos positivos e negativos de cada template e realizar sugestões de melhoria. O objetivo desta etapa é que os alunos aprendam a avaliar o trabalho dos colegas e a fazer sugestões construtivas.Exemplo prático: Apresente exemplos de avaliação de trabalhos em grupo para os alunos entenderem como funciona.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir um roteiro de viagem.
- Estimular a criatividade dos alunos na elaboração de roteiros de viagem.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo.
Critérios de avaliação
- Adequação do template de roteiro de viagem ao tema escolhido.
- Estruturação do roteiro de forma clara e objetiva.
- Escolha de imagens e informações relevantes.
- Participação ativa do aluno em todas as etapas do projeto.
- Habilidade em avaliar e fazer sugestões construtivas sobre o trabalho dos colegas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar sua importância.
- Organizar as atividades em grupo.
- Estimular a criatividade dos alunos.
- Avaliar o trabalho dos alunos e dar feedbacks.
- Mediar as discussões em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as atividades propostas.
- Colaborar com os colegas em todas as etapas do projeto.
- Demonstrar criatividade na elaboração do template de roteiro de viagem.
- Avaliar o trabalho dos colegas de forma construtiva.
- Apresentar o template de roteiro de viagem de forma clara e objetiva.