Aula sobre Roteiro De Viagem

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O roteiro de viagem é um tipo de texto cujo objetivo é planejar e organizar uma viagem, seja ela curta ou longa. Nele, são descritos os pontos turísticos que serão visitados, a hospedagem, os restaurantes e tudo o que envolve a jornada. Além disso, é importante que o roteiro seja bem escrito, claro e objetivo, para outras pessoas poderem entender e seguir as informações. Os alunos serão desafiados a criar um roteiro de viagem utilizando a metodologia ativa Design Thinking, que envolve a criação de um mapa de empatia. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em produzir um roteiro de viagem persuasivo, utilizando recursos multissemióticos e estratégias discursivas de persuasão.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente aos alunos o tema “roteiro de viagem” e explique a importância do texto ser claro e objetivo. Em seguida, faça a divisão da turma em grupos de até quatro alunos.

  2. Etapa 2 - Definição do destino e objetivo da viagem

    Cada grupo deverá escolher um destino para a viagem e definir qual é o objetivo: descanso, aventura, cultura, entre outros.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os grupos deverão criar um mapa de empatia sobre uma persona que poderia gostar da viagem imaginada por eles, preenchendo os campos: “O que ele pensa e sente?”, “O que ele escuta?”, “O que ele fala e faz?”, “O que ele vê?”, “Dores” e “Ganhos”. O objetivo é entender o público-alvo da viagem e suas necessidades.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre o destino

    Os grupos deverão pesquisar sobre o destino escolhido, buscando informações sobre pontos turísticos, hospedagem, restaurantes, entre outros. Disponibilize materiais impressos ou digitais que auxiliem na pesquisa.

  5. Etapa 5 - Elaboração do roteiro de viagem

    Com base nas informações coletadas, os grupos deverão elaborar um roteiro de viagem persuasivo, utilizando recursos multissemióticos e estratégias discursivas de persuasão. O professor deverá dar suporte aos grupos que tiverem dificuldades na elaboração do texto.

  6. Etapa 6 - Apresentação do roteiro de viagem

    Cada grupo apresentará seu roteiro de viagem para a turma, utilizando recursos visuais e multissemióticos. Os demais alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões para melhorar o roteiro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos de utilizar estratégias discursivas de persuasão.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo
  • Promover a pesquisa e a análise crítica de informações sobre destinos turísticos

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade do roteiro de viagem
  • Criatividade na elaboração do texto e na escolha dos recursos multissemióticos
  • Uso adequado das estratégias discursivas de persuasão
  • Coerência entre o objetivo da viagem e as informações apresentadas no roteiro
  • Participação ativa e colaboração do grupo

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do roteiro de viagem ser claro e objetivo
  • Orientar na criação do mapa de empatia e na pesquisa sobre o destino escolhido
  • Dar suporte aos grupos que tiverem dificuldades na elaboração do texto
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos durante a atividade
  • Avaliar os roteiros de viagem elaborados pelos grupos e dar feedbacks construtivos

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar na elaboração do mapa de empatia e do roteiro de viagem
  • Pesquisar e analisar criticamente informações sobre destinos turísticos
  • Utilizar estratégias discursivas de persuasão e recursos multissemióticos na elaboração do texto
  • Apresentar o roteiro de viagem para a turma, utilizando recursos visuais e multimídia
  • Participar ativamente e colaborar durante a avaliação da atividade.