Aula sobre Roteiro De Viagem

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema “Roteiro de viagem” é de grande interesse para os alunos, pois muitos deles já viajaram ou têm vontade de viajar. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa de gamificação para desenvolver habilidades de produção de textos publicitários. Os alunos criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas a destinos turísticos, onde deverão produzir, revisar e editar textos publicitários de forma atrativa e persuasiva.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e objetivos da aula

    Apresente aos alunos o tema e explique os objetivos da aula. Em seguida, divida a turma em grupos para a criação do jogo.

  2. Etapa 2 - Definição dos destinos turísticos

    Cada grupo escolherá um destino turístico e fará uma pesquisa sobre ele. Os alunos deverão buscar informações sobre atrativos turísticos, hospedagem, transporte, gastronomia, entre outros aspectos relevantes.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos criarão o jogo de tabuleiro, definindo o número de casas, ações e perguntas. Eles deverão produzir os cards de perguntas e ações, o tabuleiro e os pinos para os jogadores.

  4. Etapa 4 - Produção dos textos publicitários

    Com o jogo pronto, os alunos deverão produzir, revisar e editar textos publicitários atrativos e persuasivos para os destinos turísticos escolhidos. Eles deverão utilizar adequadamente estratégias discursivas de persuasão e/ou convencimento e criar títulos ou slogans que motivem o leitor a interagir com o texto produzido.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Cada grupo testará o jogo criado pelos outros grupos, jogando e avaliando a qualidade do jogo e dos textos publicitários produzidos.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade

    Conduza uma reflexão sobre a atividade, destacando os pontos positivos e possíveis melhorias para futuras atividades.

  7. Etapa 7 - Tarefas de casa

    Os alunos produzirão um texto publicitário individual sobre um destino turístico de sua escolha, utilizando as estratégias discursivas aprendidas na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de produção de textos publicitários de forma atrativa e persuasiva
  • Estimular a pesquisa sobre destinos turísticos e seus atrativos
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo
  • Desenvolver habilidades de revisão e edição de textos

Critérios de avaliação

  • Qualidade do jogo de tabuleiro criado
  • Qualidade dos textos publicitários produzidos
  • Participação e colaboração em grupo
  • Utilização adequada de estratégias discursivas de persuasão e/ou convencimento
  • Correção gramatical e ortográfica dos textos

Ações do professor

  • Apresentar o tema e objetivos da aula
  • Dividir a turma em grupos
  • Estimular a pesquisa sobre destinos turísticos
  • Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro
  • Conduzir a reflexão sobre a atividade

Ações do aluno

  • Escolher um destino turístico e fazer pesquisa sobre ele
  • Criar o jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao destino escolhido
  • Produzir, revisar e editar textos publicitários atrativos e persuasivos para o destino escolhido
  • Testar o jogo criado pelos outros grupos
  • Produzir um texto publicitário individual sobre um destino turístico de escolha.