Aula sobre Roteiro De Viagem
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O tema “Roteiro de viagem” é de grande interesse para os alunos, pois muitos deles já viajaram ou têm vontade de viajar. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa de gamificação para desenvolver habilidades de produção de textos publicitários. Os alunos criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas a destinos turísticos, onde deverão produzir, revisar e editar textos publicitários de forma atrativa e persuasiva.
Etapa 1 - Apresentação do tema e objetivos da aula
Apresente aos alunos o tema e explique os objetivos da aula. Em seguida, divida a turma em grupos para a criação do jogo.Etapa 2 - Definição dos destinos turísticos
Cada grupo escolherá um destino turístico e fará uma pesquisa sobre ele. Os alunos deverão buscar informações sobre atrativos turísticos, hospedagem, transporte, gastronomia, entre outros aspectos relevantes.Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos criarão o jogo de tabuleiro, definindo o número de casas, ações e perguntas. Eles deverão produzir os cards de perguntas e ações, o tabuleiro e os pinos para os jogadores.Etapa 4 - Produção dos textos publicitários
Com o jogo pronto, os alunos deverão produzir, revisar e editar textos publicitários atrativos e persuasivos para os destinos turísticos escolhidos. Eles deverão utilizar adequadamente estratégias discursivas de persuasão e/ou convencimento e criar títulos ou slogans que motivem o leitor a interagir com o texto produzido.Etapa 5 - Teste do jogo
Cada grupo testará o jogo criado pelos outros grupos, jogando e avaliando a qualidade do jogo e dos textos publicitários produzidos.Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade
Conduza uma reflexão sobre a atividade, destacando os pontos positivos e possíveis melhorias para futuras atividades.Etapa 7 - Tarefas de casa
Os alunos produzirão um texto publicitário individual sobre um destino turístico de sua escolha, utilizando as estratégias discursivas aprendidas na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de produção de textos publicitários de forma atrativa e persuasiva
- Estimular a pesquisa sobre destinos turísticos e seus atrativos
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo
- Desenvolver habilidades de revisão e edição de textos
Critérios de avaliação
- Qualidade do jogo de tabuleiro criado
- Qualidade dos textos publicitários produzidos
- Participação e colaboração em grupo
- Utilização adequada de estratégias discursivas de persuasão e/ou convencimento
- Correção gramatical e ortográfica dos textos
Ações do professor
- Apresentar o tema e objetivos da aula
- Dividir a turma em grupos
- Estimular a pesquisa sobre destinos turísticos
- Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro
- Conduzir a reflexão sobre a atividade
Ações do aluno
- Escolher um destino turístico e fazer pesquisa sobre ele
- Criar o jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao destino escolhido
- Produzir, revisar e editar textos publicitários atrativos e persuasivos para o destino escolhido
- Testar o jogo criado pelos outros grupos
- Produzir um texto publicitário individual sobre um destino turístico de escolha.