Aula sobre Roteiro De Viagem

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O roteiro de viagem é uma das formas mais comuns de se planejar uma viagem, seja ela a lazer ou a trabalho. É importante que os alunos saibam como montar um roteiro de viagem, quais informações devem ser consideradas e como apresentá-las para atrair o interesse do público-alvo. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida permitirá que os alunos desenvolvam suas habilidades de forma autônoma, descobrindo e aprendendo a partir do seu próprio ritmo e interesses.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique aos alunos o que é um roteiro de viagem, sua importância e utilidade. Discuta sobre a diferença entre um roteiro de viagem para lazer e um roteiro de viagem para trabalho. Apresente aos alunos exemplos de roteiros de viagem e discuta sobre suas características.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem realizar pesquisas sobre o destino escolhido para a viagem e as atrações turísticas disponíveis. Selecionando as informações mais relevantes e organizando-as em um mapa conceitual, com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.

  3. Etapa 3 - Montagem do roteiro

    A partir das informações coletadas, os alunos criarão um roteiro de viagem, considerando o público-alvo e utilizando adequadamente estratégias discursivas de persuasão e/ou convencimento. O roteiro deve conter título e slogan que façam o leitor motivar-se a interagir com o texto produzido e se sinta atraído pelo serviço, ideia ou produto em questão.

  4. Etapa 4 - Revisão e edição

    Os alunos revisarão e editarão seus roteiros de viagem, buscando melhorar a clareza, coesão e coerência do texto. E avaliarão se o título e o slogan são adequados para o público-alvo e se estão conforme o contexto de produção.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos apresentarão seus roteiros de viagem para a turma, utilizando recursos multimídia (fotos, vídeos, mapas, etc.) para enriquecer a apresentação.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Os receberão feedback dos colegas e do professor sobre seus roteiros de viagem. Devem discutir sobre as principais características de um bom roteiro de viagem e como podem aplicar essas características em outras situações.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos refletirão sobre o processo de criação do roteiro de viagem, identificando seus pontos fortes e fracos e como podem aplicar essas aprendizagens em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de produzir, revisar e editar textos publicitários
  • Utilização de recursos multissemióticos para enriquecer a apresentação
  • Desenvolvimento da habilidade de persuasão e/ou convencimento
  • Desenvolvimento da habilidade de organização e síntese de informações
  • Desenvolvimento da habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes

Critérios de avaliação

  • Clareza, coesão e coerência do texto
  • Adequação do título e slogan ao público-alvo e contexto de produção
  • Utilização adequada de recursos multimídia
  • Organização e síntese de informações relevantes
  • Utilização adequada de estratégias discursivas de persuasão e/ou convencimento

Ações do professor

  • Explicar o tema e sua importância para os alunos
  • Orientar os alunos na pesquisa e seleção de informações relevantes
  • Dar feedback aos alunos sobre seus trabalhos
  • Estimular a participação dos alunos na discussão e reflexão sobre seus trabalhos
  • Acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos e identificar possíveis dificuldades

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre o destino escolhido para a viagem e as atrações turísticas disponíveis
  • Selecionar as informações mais relevantes e organizá-las em um mapa conceitual
  • Criar um roteiro de viagem, considerando o público-alvo e utilizando adequadamente estratégias discursivas de persuasão e/ou convencimento
  • Revisar e editar o roteiro de viagem, buscando melhorar a clareza, coesão e coerência do texto
  • Apresentar o roteiro de viagem para a turma, utilizando recursos multimídia (fotos, vídeos, mapas, etc.) para enriquecer a apresentação.