Aula sobre Roteiro De Viagem
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O roteiro de viagem é uma das formas mais comuns de se planejar uma viagem, seja ela a lazer ou a trabalho. É importante que os alunos saibam como montar um roteiro de viagem, quais informações devem ser consideradas e como apresentá-las para atrair o interesse do público-alvo. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida permitirá que os alunos desenvolvam suas habilidades de forma autônoma, descobrindo e aprendendo a partir do seu próprio ritmo e interesses.
Etapa 1 - Introdução
Explique aos alunos o que é um roteiro de viagem, sua importância e utilidade. Discuta sobre a diferença entre um roteiro de viagem para lazer e um roteiro de viagem para trabalho. Apresente aos alunos exemplos de roteiros de viagem e discuta sobre suas características.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos devem realizar pesquisas sobre o destino escolhido para a viagem e as atrações turísticas disponíveis. Selecionando as informações mais relevantes e organizando-as em um mapa conceitual, com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.Etapa 3 - Montagem do roteiro
A partir das informações coletadas, os alunos criarão um roteiro de viagem, considerando o público-alvo e utilizando adequadamente estratégias discursivas de persuasão e/ou convencimento. O roteiro deve conter título e slogan que façam o leitor motivar-se a interagir com o texto produzido e se sinta atraído pelo serviço, ideia ou produto em questão.Etapa 4 - Revisão e edição
Os alunos revisarão e editarão seus roteiros de viagem, buscando melhorar a clareza, coesão e coerência do texto. E avaliarão se o título e o slogan são adequados para o público-alvo e se estão conforme o contexto de produção.Etapa 5 - Apresentação
Os alunos apresentarão seus roteiros de viagem para a turma, utilizando recursos multimídia (fotos, vídeos, mapas, etc.) para enriquecer a apresentação.Etapa 6 - Feedback
Os receberão feedback dos colegas e do professor sobre seus roteiros de viagem. Devem discutir sobre as principais características de um bom roteiro de viagem e como podem aplicar essas características em outras situações.Etapa 7 - Reflexão
Os alunos refletirão sobre o processo de criação do roteiro de viagem, identificando seus pontos fortes e fracos e como podem aplicar essas aprendizagens em outras situações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de produzir, revisar e editar textos publicitários
- Utilização de recursos multissemióticos para enriquecer a apresentação
- Desenvolvimento da habilidade de persuasão e/ou convencimento
- Desenvolvimento da habilidade de organização e síntese de informações
- Desenvolvimento da habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes
Critérios de avaliação
- Clareza, coesão e coerência do texto
- Adequação do título e slogan ao público-alvo e contexto de produção
- Utilização adequada de recursos multimídia
- Organização e síntese de informações relevantes
- Utilização adequada de estratégias discursivas de persuasão e/ou convencimento
Ações do professor
- Explicar o tema e sua importância para os alunos
- Orientar os alunos na pesquisa e seleção de informações relevantes
- Dar feedback aos alunos sobre seus trabalhos
- Estimular a participação dos alunos na discussão e reflexão sobre seus trabalhos
- Acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos e identificar possíveis dificuldades
Ações do aluno
- Realizar pesquisas sobre o destino escolhido para a viagem e as atrações turísticas disponíveis
- Selecionar as informações mais relevantes e organizá-las em um mapa conceitual
- Criar um roteiro de viagem, considerando o público-alvo e utilizando adequadamente estratégias discursivas de persuasão e/ou convencimento
- Revisar e editar o roteiro de viagem, buscando melhorar a clareza, coesão e coerência do texto
- Apresentar o roteiro de viagem para a turma, utilizando recursos multimídia (fotos, vídeos, mapas, etc.) para enriquecer a apresentação.