Aula sobre Routine Rotina

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A rotina é um tema presente no cotidiano de todos, especialmente dos estudantes. É importante que eles aprendam a expressar suas rotinas em inglês, ampliando seu vocabulário e desenvolvendo sua habilidade comunicativa. Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, eles deverão compartilhar conhecimentos e ideias, trabalhando em duplas ou grupos. Através dessa atividade, os alunos desenvolverão sua habilidade em construir repertório lexical relativo a temas familiares, como a rotina diária.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie perguntando aos alunos sobre suas rotinas diárias. Em seguida, peça a eles que compartilhem suas respostas com o colega ao lado. Faça algumas perguntas para a turma, como "What time do you wake up?" e "What do you usually eat for breakfast?" para que eles possam responder em inglês.

  2. Etapa 2 - Introdução ao mapa conceitual

    Explique o que é um mapa conceitual e como ele pode ser utilizado para organizar informações sobre um tema. Em seguida, apresente a ideia central do mapa conceitual: "My Daily Routine" (Minha rotina diária). Explique que os alunos deverão criar 8 sub-ideias relacionadas à rotina diária, como "Wake up", "Breakfast", "Brush teeth", "Go to school", "Lunch", "Study", "Dinner", "Go to bed".

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos trabalharão em duplas ou grupos para criar o mapa conceitual. Dê suporte aos alunos conforme necessário. Eles deverão criar um mapa conceitual com duas camadas de profundidade, incluindo detalhes sobre cada sub-ideia.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada dupla ou grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Incentive os alunos a compartilhar suas ideias e dar feedback uns aos outros.

  5. Etapa 5 - Atividade de escrita

    Os alunos escreverão uma pequena redação sobre sua rotina diária, utilizando as informações do mapa conceitual. Forneça feedback e correções conforme necessário.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre fazendo uma revisão do que foi aprendido e incentivando os alunos a praticar a expressão oral em inglês em seu dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a temas familiares, como a rotina diária.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos, através da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em organizar informações sobre um tema através da criação de um mapa conceitual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na atividade de escrita.
  • Utilização adequada do vocabulário e estruturas gramaticais em inglês.
  • Organização e clareza na apresentação do mapa conceitual.
  • Capacidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Comprometimento e interesse dos alunos na atividade.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia utilizada e os objetivos da aula.
  • Fornecer suporte aos alunos durante a criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação ativa dos alunos, incentivando-os a compartilhar ideias e dar feedback uns aos outros.
  • Fornecer feedback e correções na atividade de escrita.
  • Encorajar os alunos a praticar a expressão oral em inglês em seu dia a dia.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual e da atividade de escrita.
  • Colaborar com o colega de dupla ou grupo.
  • Compartilhar ideias e dar feedback uns aos outros durante a apresentação dos mapas conceituais.
  • Utilizar adequadamente o vocabulário e as estruturas gramaticais em inglês.
  • Praticar a expressão oral em inglês em seu dia a dia.