Aula sobre Routine Rotina
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A aula de Rotina (Routine) visa desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros). Essa habilidade é importante para a comunicação oral e escrita em inglês. Além disso, a metodologia ativa Cultura Maker possibilita que os alunos sejam protagonistas do seu próprio aprendizado, desenvolvendo habilidades manuais e criatividade na elaboração da Fanzine.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema "Routine" e peça aos alunos que descrevam suas próprias rotinas diárias. Em seguida, escreva no quadro algumas atividades que fazem parte da rotina diária, em inglês.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 alunos e explique as instruções para a elaboração da Fanzine.Etapa 3 - Escolha do tema
O grupo irá escolher um tema relacionado a rotina diária, como atividades de lazer, alimentação saudável, esportes, entre outros.Etapa 4 - Subtópicos
O grupo deverá dividir o tema em 8 subtópicos e pesquisar vocabulário em inglês para cada um deles.Etapa 5 - Elaboração da Fanzine
Instrua os alunos a elaborar a fanzine em um papel A4 dividido em 8 partes. Cada parte irá conter um subtópico do tema escolhido, com imagens e vocabulário em inglês.Etapa 6 - Apresentação da Fanzine
O grupo irá apresentar sua fanzine para a turma em inglês, explicando cada parte e vocabulário utilizado.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos na elaboração da Fanzine, o vocabulário utilizado, a criatividade e a apresentação oral em inglês.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de construir repertório lexical em inglês relacionado a temas familiares.
- Estímulo à criatividade e à habilidade manual dos alunos na elaboração da fanzine.
- Desenvolvimento da habilidade de comunicação oral em inglês.
Critérios de avaliação
- Participação na elaboração da fanzine.
- Vocabulário utilizado na fanzine.
- Criatividade na elaboração da fanzine.
- Apresentação oral em inglês.
Ações do professor
- Explicar as instruções para a elaboração da fanzine.
- Orientar os grupos na escolha do tema e subtópicos.
- Estimular a criatividade dos alunos na elaboração da fanzine.
- Avaliar a participação dos alunos na elaboração da fanzine.
- Avaliar a apresentação oral em inglês dos grupos.
Ações do aluno
- Pesquisar vocabulário em inglês relacionado ao tema escolhido.
- Elaborar a fanzine em papel A4 dividido em 8 partes.
- Apresentar a fanzine para a turma em inglês.
- Utilizar a criatividade na elaboração da fanzine.
- Participar ativamente na elaboração da fanzine.