Aula sobre Routine Rotina

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A aula de Rotina (Routine) visa desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros). Essa habilidade é importante para a comunicação oral e escrita em inglês. Além disso, a metodologia ativa Cultura Maker possibilita que os alunos sejam protagonistas do seu próprio aprendizado, desenvolvendo habilidades manuais e criatividade na elaboração da Fanzine.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Routine" e peça aos alunos que descrevam suas próprias rotinas diárias. Em seguida, escreva no quadro algumas atividades que fazem parte da rotina diária, em inglês.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 alunos e explique as instruções para a elaboração da Fanzine.

  3. Etapa 3 - Escolha do tema

    O grupo irá escolher um tema relacionado a rotina diária, como atividades de lazer, alimentação saudável, esportes, entre outros.

  4. Etapa 4 - Subtópicos

    O grupo deverá dividir o tema em 8 subtópicos e pesquisar vocabulário em inglês para cada um deles.

  5. Etapa 5 - Elaboração da Fanzine

    Instrua os alunos a elaborar a fanzine em um papel A4 dividido em 8 partes. Cada parte irá conter um subtópico do tema escolhido, com imagens e vocabulário em inglês.

  6. Etapa 6 - Apresentação da Fanzine

    O grupo irá apresentar sua fanzine para a turma em inglês, explicando cada parte e vocabulário utilizado.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na elaboração da Fanzine, o vocabulário utilizado, a criatividade e a apresentação oral em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de construir repertório lexical em inglês relacionado a temas familiares.
  • Estímulo à criatividade e à habilidade manual dos alunos na elaboração da fanzine.
  • Desenvolvimento da habilidade de comunicação oral em inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação na elaboração da fanzine.
  • Vocabulário utilizado na fanzine.
  • Criatividade na elaboração da fanzine.
  • Apresentação oral em inglês.

Ações do professor

  • Explicar as instruções para a elaboração da fanzine.
  • Orientar os grupos na escolha do tema e subtópicos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na elaboração da fanzine.
  • Avaliar a participação dos alunos na elaboração da fanzine.
  • Avaliar a apresentação oral em inglês dos grupos.

Ações do aluno

  • Pesquisar vocabulário em inglês relacionado ao tema escolhido.
  • Elaborar a fanzine em papel A4 dividido em 8 partes.
  • Apresentar a fanzine para a turma em inglês.
  • Utilizar a criatividade na elaboração da fanzine.
  • Participar ativamente na elaboração da fanzine.