Aula sobre Routine Rotina

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta prática, os alunos irão aprender sobre rotina diária em inglês. Eles aprenderão a falar sobre as atividades que fazem diariamente, como acordar, tomar banho, escovar os dentes, tomar café da manhã, ir à escola, entre outras atividades.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Peça aos alunos para preencherem o check-in em seus templates de registro de aprendizagem. Essa atividade visa avaliar o que os alunos já sabem sobre “_Routine_” (rotina, em inglês).

  2. Etapa 2 - Vídeo

    Em seguida, apresente um vídeo sobre rotina diária em inglês. O vídeo pode ser de uma música, um desenho animado ou uma cena do cotidiano de pessoas falando sobre suas rotinas.

  3. Etapa 3 - Discussão

    Divida a sala em grupos de 4 alunos e oriente-os a discutir sobre o que viram no vídeo. Eles serão incentivados a falar sobre suas rotinas e a compará-las com as rotinas mostradas no vídeo e com as dos próprios colegas.

  4. Etapa 4 - Jogo de cartas

    O professor irá distribuir cartas com atividades diárias escritas em inglês. Os alunos deverão agrupar as cartas conforme as horas do dia em que realizam essas atividades.

  5. Etapa 5 - Diálogo

    Apresente aos estudantes um diálogo em inglês sobre rotina diária. Os alunos serão incentivados a repetir o diálogo e a trocar os personagens para praticar a fala.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos preencherão o check-out em seus templates de registro de aprendizagem para avaliar o que aprenderam na aula.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Os alunos deverão escrever um pequeno texto em inglês sobre sua rotina diária. O professor irá avaliar os textos na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Ampliar o repertório lexical dos alunos em relação à rotina diária em inglês;
  • Desenvolver a habilidade de falar sobre rotina diária em inglês;
  • Implementar metodologias ativas de ensino para promover a participação e o engajamento dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos durante a aula;
  • Qualidade do texto escrito pelos alunos;
  • Habilidade dos alunos de agrupar as atividades segundo as horas do dia.

Ações do professor

  • Promover uma discussão em grupo para estimular a participação dos alunos;
  • Utilizar jogos e atividades lúdicas para tornar a aula mais interessante;
  • Avaliar os textos escritos pelos alunos e dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula, fazendo perguntas e contribuindo com ideias;
  • Agrupar as cartas de atividades de acordo com as horas do dia em que são realizadas;
  • Escrever um pequeno texto em inglês sobre sua rotina diária.