Aula sobre Routine Rotina

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula apresentando o tema "Routine (Rotina)" e explique a importância de aprender sobre a rotina no dia a dia. Faça perguntas aos alunos sobre suas rotinas diárias e incentive-os a compartilhar suas experiências.

  1. Etapa 1 - Estudo de caso

    Divida os alunos em grupos e entregue a eles um estudo de caso sobre a rotina de uma pessoa em outra cidade ou país. O estudo de caso deve incluir informações sobre o horário de acordar, tomar café, ir à escola/trabalho, fazer exercícios, entre outras atividades. Os alunos devem preencher lacunas em um template de infográfico com as informações obtidas no estudo de caso.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Peça que cada grupo apresente seu infográfico e compartilhe as informações aprendidas com o restante da turma. Incentive a discussão sobre as diferenças culturais nas rotinas e incentive-os a fazer perguntas uns aos outros.

  3. Etapa 3 - Vocabulário

    Explique e apresente vocabulário relacionado à rotina, como "wake up" (acordar), "brush teeth" (escovar os dentes), "have breakfast" (tomar café da manhã), "go to school/work" (ir para a escola/trabalho), "have lunch" (almoçar), "do homework" (fazer lição de casa) e "go to bed" (ir dormir). Utilize imagens e exemplos para ilustrar.

  4. Etapa 4 - Revisão do vocabulário

    Realize uma atividade para revisar o vocabulário apresentado. Por exemplo, peça que os alunos escrevam frases com as palavras apresentadas em uma competição de quem consegue escrever mais frases corretas em um tempo determinado.

  5. Etapa 5 - Prática oral

    Divida a turma em duplas e peça que pratiquem diálogos de rotina utilizando o vocabulário aprendido. Incentive a variação nas rotinas e peça que troquem de dupla depois de alguns minutos.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma revisão geral do que foi aprendido na aula e incentive os alunos a continuar praticando a conversação sobre rotina em casa com suas famílias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos de construir repertório lexical sobre o tema "Routine (Rotina)".
  • Incentivar a prática da conversação e aprimoramento da pronúncia.
  • Estimular o aprendizado de Inglês como segunda língua e a compreensão das diferenças culturais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante as discussões e atividades em grupo.
  • Capacidade de preencher corretamente as lacunas no infográfico.
  • Uso correto do vocabulário apresentado durante as atividades orais.

Ações do professor

  • Apresentar o tema "Routine (Rotina)" de forma clara e concisa.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Utilizar recursos analógicos para tornar a aula mais envolvente e dinâmica.
  • Dar feedback construtivo aos alunos durante as atividades.
  • Estimular o aprendizado além da sala de aula, fornecendo sugestões de práticas em casa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente nas atividades em grupo.
  • Preencher corretamente as lacunas no infográfico.
  • Praticar a conversação em duplas.
  • Solicitar feedback do professor para aprimorar suas habilidades.
  • Continuar praticando e aprendendo sobre rotina em casa.