Aula sobre Routine Rotina
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Inicie a aula apresentando o tema "Routine (Rotina)" e explique a importância de aprender sobre a rotina no dia a dia. Faça perguntas aos alunos sobre suas rotinas diárias e incentive-os a compartilhar suas experiências.
Etapa 1 - Estudo de caso
Divida os alunos em grupos e entregue a eles um estudo de caso sobre a rotina de uma pessoa em outra cidade ou país. O estudo de caso deve incluir informações sobre o horário de acordar, tomar café, ir à escola/trabalho, fazer exercícios, entre outras atividades. Os alunos devem preencher lacunas em um template de infográfico com as informações obtidas no estudo de caso.Etapa 2 - Discussão em grupo
Peça que cada grupo apresente seu infográfico e compartilhe as informações aprendidas com o restante da turma. Incentive a discussão sobre as diferenças culturais nas rotinas e incentive-os a fazer perguntas uns aos outros.Etapa 3 - Vocabulário
Explique e apresente vocabulário relacionado à rotina, como "wake up" (acordar), "brush teeth" (escovar os dentes), "have breakfast" (tomar café da manhã), "go to school/work" (ir para a escola/trabalho), "have lunch" (almoçar), "do homework" (fazer lição de casa) e "go to bed" (ir dormir). Utilize imagens e exemplos para ilustrar.Etapa 4 - Revisão do vocabulário
Realize uma atividade para revisar o vocabulário apresentado. Por exemplo, peça que os alunos escrevam frases com as palavras apresentadas em uma competição de quem consegue escrever mais frases corretas em um tempo determinado.Etapa 5 - Prática oral
Divida a turma em duplas e peça que pratiquem diálogos de rotina utilizando o vocabulário aprendido. Incentive a variação nas rotinas e peça que troquem de dupla depois de alguns minutos.Etapa 6 - Encerramento
Faça uma revisão geral do que foi aprendido na aula e incentive os alunos a continuar praticando a conversação sobre rotina em casa com suas famílias.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos de construir repertório lexical sobre o tema "Routine (Rotina)".
- Incentivar a prática da conversação e aprimoramento da pronúncia.
- Estimular o aprendizado de Inglês como segunda língua e a compreensão das diferenças culturais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa durante as discussões e atividades em grupo.
- Capacidade de preencher corretamente as lacunas no infográfico.
- Uso correto do vocabulário apresentado durante as atividades orais.
Ações do professor
- Apresentar o tema "Routine (Rotina)" de forma clara e concisa.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
- Utilizar recursos analógicos para tornar a aula mais envolvente e dinâmica.
- Dar feedback construtivo aos alunos durante as atividades.
- Estimular o aprendizado além da sala de aula, fornecendo sugestões de práticas em casa.
Ações do aluno
- Participar ativamente nas atividades em grupo.
- Preencher corretamente as lacunas no infográfico.
- Praticar a conversação em duplas.
- Solicitar feedback do professor para aprimorar suas habilidades.
- Continuar praticando e aprendendo sobre rotina em casa.