Aula sobre Routine Rotina

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta prática, o objetivo é trabalhar a rotina diária dos alunos em inglês. A ideia é que eles construam repertório lexical relativo a temas familiares. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa “Rotação por Estações”, que consiste em dividir a turma em grupos e proporcionar diferentes atividades para cada grupo em estações diferentes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, inicie a aula explicando que a atividade será sobre rotina diária e que o objetivo é construir repertório lexical sobre o tema. Faça perguntas para a turma, introduzindo o tema e pedindo que eles falem sobre sua rotina diária.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de no máximo quatro alunos e os coloque em diferentes estações. Explique as atividades que os alunos terão que realizar em cada uma das estações.

  3. Etapa 3 - Estação 1

    Nesta estação, os alunos terão que criar um diário em inglês sobre sua rotina diária. Eles podem usar o modelo fornecido pelo professor, que contém frases simples e imagens para auxiliar na escrita.

  4. Etapa 4 - Estação 2

    Nesta estação, os alunos terão que criar um jogo sobre rotina diária, com base em um modelo fornecido pelo professor. Por exemplo, pode ser um jogo da memória, no qual os alunos farão cartas com desenhos e frases correspondentes sobre a rotina diária.

  5. Etapa 5 - Estação 3

    Nesta estação, os alunos terão que criar um cartaz sobre rotina diária. Eles podem usar imagens e palavras em inglês para descrever sua rotina diária.

  6. Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs

    Após a rotação por estações, os alunos devem avaliar a atividade utilizando o template da dinâmica dos 3 Qs. O professor deve explicar como funciona a dinâmica dos 3 Qs e dar um modelo para ser seguido. Os alunos devem preencher o template, escrevendo o que foi bom na atividade, o que poderia ser melhorado e o que eles acham que deve ser feito na próxima aula.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre com uma rodada de perguntas para os alunos, para verificar se eles assimilaram bem o vocabulário e se conseguiram produzir as atividades em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical sobre rotina diária;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe;
  • Desenvolver a autonomia e o senso crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Habilidade em utilizar o vocabulário adequado sobre rotina diária;
  • Qualidade da produção dos jogos, cartazes e diários em inglês;
  • Participação e trabalho em equipe;

Ações do professor

  • Explicar a atividade e os objetivos da aula;
  • Proporcionar modelos para as atividades;
  • Realizar feedback e orientações constantes para os alunos;

Ações do aluno

  • Participar em equipe das atividades;
  • Entrar em um consenso sobre as produções realizadas;
  • Avaliar a atividade por meio da dinâmica dos 3 Qs.