Aula sobre Routine Rotina

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Professor, apresente aos estudantes o tema "Routine" (rotina), explicando qual a importância de aprender sobre isso em inglês. Dê exemplos sobre rotinas comuns para a maioria das pessoas, como tomar café da manhã, escovar os dentes, ir à escola ou ao trabalho, etc.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Introduza aos alunos o tema a ser estudado e peça para que pesquisem em casa sobre o mesmo. Os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre rotina, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias.

  2. Etapa 2 - Compartilhamento

    Na aula seguinte, os alunos irão compartilhar seus mapas conceituais em grupos de quatro. Após esse primeiro momento, o grupo deverá criar um único mapa conceitual, reunindo as ideias dos quatro integrantes. Cada grupo irá apresentar o seu mapa à sala e seus integrantes irão explicar sobre as sub-ideias.

  3. Etapa 3 - Diálogo

    Inicie um diálogo com os alunos sobre como a rotina é importante para as pessoas. Pergunte sobre como eles organizam suas rotinas diárias e quais as atividades que fazem parte dela.

  4. Etapa 4 - Aprofundamento

    Apresente aos alunos algumas expressões relacionadas com rotina em Inglês – por exemplo, "get up", "brush your teeth", "have breakfast" – e pedir para que os alunos as repitam.

  5. Etapa 5 - Prática

    Escreva no quadro verbos relacionados à rotina em inglês em uma coluna e os substantivos correspondentes em outra. Peça aos alunos para copiarem no caderno e lincarem os verbos aos substantivos, fazendo a correspondência correta.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Peça para que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula e sobre como eles podem aplicar esses conhecimentos em suas vidas diárias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de construir repertório lexical em temas familiares.
  • Estimular a criatividade dos alunos ao criar mapas conceituais analógicos e apresentá-los.
  • Ajudar os alunos a construírem uma rotina saudável.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Correção dos mapas conceituais criados pelos alunos.
  • Habilidade dos alunos em fazer a correspondência de verbos com substantivos.

Ações do professor

  • Apresentação do tema da aula e das atividades propostas.
  • Estímulo à criatividade dos alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Auxílio aos alunos durante a dinâmica de grupo.
  • Auxílio aos alunos durante a atividade de relacionar colunas.

Ações do aluno

  • Pesquisa sobre o tema da aula.
  • Criação e apresentação dos mapas conceituais.
  • Participação em todas as atividades propostas.