s ou "z"

É com "s" ou com "z"? Confira o vídeo dessa aula de Português para entender quando usamos cada uma dessas letras. Se concentre, e bom aprendizado!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Quais letras preenchem corretamente os espaços das palavras, s ou z?

    ra_ura; improvi_; rique_a; arra_o

    A) s; s; s; s.

    B) s; z; z; s.

    C) s; s; z; s.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    Professor, explique que, nesta aula, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada para que os alunos estudem sobre a utilização na escrita das letras “s” e “z” conforme a gramática normativa e criem um template de Dinâmica dos 3 Q’s, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  4. 4. Design Sprint:

    Professor, explique aos alunos que nesta aula vocês irão trabalhar especificamente as palavras que podem ocasionar dúvida entre o uso de "s" ou "z". A partir da metodologia Design Sprint, diga que os alunos serão desafiados a trabalharem em 5 momentos para solucionar essa dúvida ortográfica. Você pode apresentar exemplos de palavras que geram dúvidas, como "cozinha", "caso", "descaso", "frase", "fase", "giz", "gás", entre outras. Destaque que a ortografia adequada dessas palavras é fundamental para a comunicação escrita efetiva.
    Atividade completa
  5. 5. Design Thinking:

    Nesta aula, introduza os alunos à metodologia Design Thinking e incentive-os a desenvolver um mapa de empatia, que ajudará a entender o que as pessoas pensam, sentem, escutam, falam e fazem em relação ao uso adequado do "s" e do "z". O objetivo é que os alunos aprendam a escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.
    Atividade completa
  6. 6. Gamificação:

    Professor, explique aos alunos que a ortografia das palavras com "s" e "z" pode ser um desafio para muitos deles. No entanto, é importante que eles aprendam as diferenças para escrever adequadamente e se comunicarem melhor. Através da metodologia ativa Gamificação, os alunos poderão aprender de forma lúdica e divertida. Nesta aula, eles criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao uso correto das letras "s" e "z". Isso fará com que eles se sintam mais engajados e motivados a aprender o conteúdo.
    Atividade completa
  7. 7. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Professor, nesta aula, explique aos alunos que eles serão desafiados a desenvolver a habilidade de escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita, usando a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC). Eles irão criar um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  8. 8. Rotação por estações:

    Professor, explique aos alunos que nesta aula eles irão trabalhar com as letras "s" e "z". Essas letras possuem sons parecidos e podem gerar muita confusão na hora de escrever. Além disso, eles irão trabalhar com a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos participarão de atividades diferentes para desenvolverem a habilidade de escrever palavras com correção ortográfica.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: