s ou "z"
É com "s" ou com "z"? Confira o vídeo dessa aula de Português para entender quando usamos cada uma dessas letras. Se concentre, e bom aprendizado!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Quais letras preenchem corretamente os espaços das palavras, s ou z?
ra_ura; improvi_; rique_a; arra_o
Atividade completaA)
s; s; s; s.B) s; z; z; s.
C) s; s; z; s.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Sala de Aula Invertida:
Professor, explique que, nesta aula, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada para que os alunos estudem sobre a utilização na escrita das letras “s” e “z” conforme a gramática normativa e criem um template de Dinâmica dos 3 Q’s, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa4. Design Sprint:
Professor, explique aos alunos que nesta aula vocês irão trabalhar especificamente as palavras que podem ocasionar dúvida entre o uso de "s" ou "z". A partir da metodologia Design Sprint, diga que os alunos serão desafiados a trabalharem em 5 momentos para solucionar essa dúvida ortográfica. Você pode apresentar exemplos de palavras que geram dúvidas, como "cozinha", "caso", "descaso", "frase", "fase", "giz", "gás", entre outras. Destaque que a ortografia adequada dessas palavras é fundamental para a comunicação escrita efetiva.Atividade completa5. Design Thinking:
Nesta aula, introduza os alunos à metodologia Design Thinking e incentive-os a desenvolver um mapa de empatia, que ajudará a entender o que as pessoas pensam, sentem, escutam, falam e fazem em relação ao uso adequado do "s" e do "z". O objetivo é que os alunos aprendam a escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.Atividade completa6. Gamificação:
Professor, explique aos alunos que a ortografia das palavras com "s" e "z" pode ser um desafio para muitos deles. No entanto, é importante que eles aprendam as diferenças para escrever adequadamente e se comunicarem melhor. Através da metodologia ativa Gamificação, os alunos poderão aprender de forma lúdica e divertida. Nesta aula, eles criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao uso correto das letras "s" e "z". Isso fará com que eles se sintam mais engajados e motivados a aprender o conteúdo.Atividade completa7. Modelo de Debate Crítico (MDC):
Professor, nesta aula, explique aos alunos que eles serão desafiados a desenvolver a habilidade de escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita, usando a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC). Eles irão criar um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa8. Rotação por estações:
Professor, explique aos alunos que nesta aula eles irão trabalhar com as letras "s" e "z". Essas letras possuem sons parecidos e podem gerar muita confusão na hora de escrever. Além disso, eles irão trabalhar com a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos participarão de atividades diferentes para desenvolverem a habilidade de escrever palavras com correção ortográfica.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: