Aula sobre S Ou Z

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Professor, explique aos alunos que nesta aula vocês irão trabalhar especificamente as palavras que podem ocasionar dúvida entre o uso de "s" ou "z". A partir da metodologia Design Sprint, diga que os alunos serão desafiados a trabalharem em 5 momentos para solucionar essa dúvida ortográfica. Você pode apresentar exemplos de palavras que geram dúvidas, como "cozinha", "caso", "descaso", "frase", "fase", "giz", "gás", entre outras. Destaque que a ortografia adequada dessas palavras é fundamental para a comunicação escrita efetiva.

  1. Etapa 1 - Entender

    Após ter explicado a metodologia Design Sprint e o objetivo da aula, divida os alunos em grupos. Eles deverão pesquisar e discutir as regras ortográficas que envolvam o uso de "s" ou "z".

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os grupos deverão esboçar um fluxograma com as regras ortográficas pesquisadas e discutidas. Esta etapa pode ser desenvolvida em uma folha de papel ou em um software de edição de texto, como o Google Docs.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar o seu fluxograma e a turma deverá decidir qual é o mais completo e didático. Oriente a discussão e ajude a turma a chegar a uma decisão de consenso.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    O grupo escolhido irá prototipar o seu fluxograma em um cartaz ou slide. Os demais grupos deverão ajudar na produção e revisão do material.

  5. Etapa 5 - Testar

    O fluxograma já prototipado em cartaz ou slide será exposto na sala de aula e cada grupo irá testar o material criado, verificando e discutindo se as regras estão claras e se é fácil entender quando usar "s" ou "z".

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita;
  • Estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos;
  • Promover a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Elaboração de um fluxograma claro e didático;
  • Produção de um cartaz ou slide bem estruturado e revisado;
  • Teste eficiente, pelos demais grupos, do material criado;
  • Atenção às regras ortográficas no uso de "s" ou "z".

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Design Sprint e orientar as etapas;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo;
  • Ajudar a turma a chegar a uma decisão de consenso no Momento 3 - Decidir;
  • Orientar a produção do cartaz ou slide;
  • Avaliar o trabalho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa e discussão em grupo sobre as regras ortográficas de "s" ou "z";
  • Elaborar um fluxograma claro e didático;
  • Produzir um cartaz ou slide bem estruturado e revisado;
  • Testar eficientemente, pelos demais grupos, o material criado;
  • Observar as regras ortográficas no uso de "s" ou "z" em todo o processo.