Aula sobre S Ou Z
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Professor, explique aos alunos que nesta aula vocês irão trabalhar especificamente as palavras que podem ocasionar dúvida entre o uso de "s" ou "z". A partir da metodologia Design Sprint, diga que os alunos serão desafiados a trabalharem em 5 momentos para solucionar essa dúvida ortográfica. Você pode apresentar exemplos de palavras que geram dúvidas, como "cozinha", "caso", "descaso", "frase", "fase", "giz", "gás", entre outras. Destaque que a ortografia adequada dessas palavras é fundamental para a comunicação escrita efetiva.
Etapa 1 - Entender
Após ter explicado a metodologia Design Sprint e o objetivo da aula, divida os alunos em grupos. Eles deverão pesquisar e discutir as regras ortográficas que envolvam o uso de "s" ou "z".Etapa 2 - Esboçar
Os grupos deverão esboçar um fluxograma com as regras ortográficas pesquisadas e discutidas. Esta etapa pode ser desenvolvida em uma folha de papel ou em um software de edição de texto, como o Google Docs.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo irá apresentar o seu fluxograma e a turma deverá decidir qual é o mais completo e didático. Oriente a discussão e ajude a turma a chegar a uma decisão de consenso.Etapa 4 - Prototipar
O grupo escolhido irá prototipar o seu fluxograma em um cartaz ou slide. Os demais grupos deverão ajudar na produção e revisão do material.Etapa 5 - Testar
O fluxograma já prototipado em cartaz ou slide será exposto na sala de aula e cada grupo irá testar o material criado, verificando e discutindo se as regras estão claras e se é fácil entender quando usar "s" ou "z".
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita;
- Estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos;
- Promover a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo;
- Elaboração de um fluxograma claro e didático;
- Produção de um cartaz ou slide bem estruturado e revisado;
- Teste eficiente, pelos demais grupos, do material criado;
- Atenção às regras ortográficas no uso de "s" ou "z".
Ações do professor
- Explicar a metodologia Design Sprint e orientar as etapas;
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo;
- Ajudar a turma a chegar a uma decisão de consenso no Momento 3 - Decidir;
- Orientar a produção do cartaz ou slide;
- Avaliar o trabalho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa e discussão em grupo sobre as regras ortográficas de "s" ou "z";
- Elaborar um fluxograma claro e didático;
- Produzir um cartaz ou slide bem estruturado e revisado;
- Testar eficientemente, pelos demais grupos, o material criado;
- Observar as regras ortográficas no uso de "s" ou "z" em todo o processo.