Aula sobre S Ou Z

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, introduza os alunos à metodologia Design Thinking e incentive-os a desenvolver um mapa de empatia, que ajudará a entender o que as pessoas pensam, sentem, escutam, falam e fazem em relação ao uso adequado do "s" e do "z". O objetivo é que os alunos aprendam a escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta aula, introduza os alunos à metodologia Design Thinking e incentive-os a desenvolver um mapa de empatia, que ajudará a entender o que as pessoas pensam, sentem, escutam, falam e fazem em relação ao uso adequado do "s" e do "z". O objetivo é que os alunos aprendam a escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique as diferenças entre o uso do "s" e do "z". Selecione, previamente, exemplos e atividades práticas para que os alunos possam identificar corretamente as palavras que utilizam cada letra.

  3. Etapa 3 - Introdução ao Design Thinking

    Explique aos alunos o que é Design Thinking e como essa metodologia pode ser aplicada no processo de aprendizagem. Apresente um exemplo prático de como o Design Thinking pode ser utilizado para solucionar problemas.

  4. Etapa 4 - Criação

    Divida os alunos em grupos e cada grupo irá criar um mapa de empatia sobre o uso adequado do "s" e do "z". Cada grupo irá preencher os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Perdas" e "Ganhos".

  5. Etapa 5 - Discussão

    Cada grupo irá preencher o mapa de empatia entrevistando uma pessoa escolhida por eles, e depois apresentará ele para a turma, explicando o que foi identificado em cada campo. Será realizada uma discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar suas ideias e opiniões sobre o assunto.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Professor, nesta etapa apresente atividades práticas, previamente selecionadas, para que os alunos possam aplicar as regras de uso do "s" e do "z". Apresentes exercícios com diferentes níveis de dificuldade para que os alunos possam testar seus conhecimentos e praticar o uso adequado das letras.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os pontos principais apresentados na aula e incentive os alunos a continuarem praticando o uso adequado do "s" e do "z".

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrever palavras com correção ortográfica;
  • Incentivar a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
  • Trabalhar a metodologia Design Thinking como ferramenta para solucionar problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades realizadas em grupo;
  • Habilidade em identificar corretamente as palavras que utilizam "s" e "z";
  • Habilidade em aplicar corretamente as regras de uso do "s" e do "z";
  • Criatividade e originalidade na criação do mapa de empatia;
  • Habilidade em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades;
  • Incentivar a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
  • Estimular a discussão em grupo e compartilhamento de ideias.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Identificar corretamente as palavras que utilizam "s" e "z";
  • Aplicar corretamente as regras de uso do "s" e do "z";
  • Criar um mapa de empatia que represente as ideias e opiniões do grupo;
  • Compartilhar ideias e opiniões durante a discussão em grupo.