Aula sobre S Ou Z

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Professor, nesta aula, explique aos alunos que eles serão desafiados a desenvolver a habilidade de escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita, usando a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC). Eles irão criar um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, nesta aula, explique aos alunos que eles serão desafiados a desenvolver a habilidade de escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita, usando a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC). Eles irão criar um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema da aula apresentando alguns exemplos de palavras com "s" e "z", previamente selecionados, e explique as regras de uso dessas letras. Em seguida, fale um pouco sobre como será a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC), que será utilizada para a aula.

  3. Etapa 3 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique o papel de cada grupo e como eles irão trabalhar juntos.

  4. Etapa 4 - Preparação dos “argumentos”

    Os grupos defensor e opositor terão 30 minutos para preparar seus “argumentos” sobre o uso de "s" ou "z" em palavras específicas que serão sorteadas. Eles deverão organizar seus “argumentos”, pensando em exemplos práticos intuitivos para apoiar suas posições.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus “argumentos”, um de cada vez, e a banca julgadora deverá avaliar os “argumentos” e decidir qual posição está correta diante das regras da convenção ortográfica da língua escrita para o uso de “s” ou “z” que só ela terá acesso. Os grupos de observadores irão registrar as principais ideias apresentadas em cada argumento.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais pontos discutidos durante o debate e reforce as regras de uso de "s" e "z" em palavras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita;
  • Estimular a pesquisa e a organização de argumentos;
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e persuasão;
  • Promover a compreensão das regras de uso de "s" e "z" em palavras.

Critérios de avaliação

  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor;
  • Coerência e consistência das ideias apresentadas;
  • Uso adequado das regras de ortografia para "s" e "z";
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante o debate.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia da aula;
  • Dividir os alunos em grupos e explicar o papel de cada um;
  • Orientar os grupos defensor e opositor na preparação dos argumentos;
  • Mediar o debate, garantindo que todos os grupos tenham oportunidade de se expressar;
  • Encerrar a aula, fazendo uma síntese dos principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Organizar argumentos;
  • Apresentar argumentos convincentes durante o debate;
  • Registrar as principais ideias apresentadas pelos grupos durante o debate;
  • Participar ativamente do debate, respeitando a opinião dos colegas;
  • Utilizar adequadamente as regras de ortografia para "s" e "z".