Aula sobre S Ou Z

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Professor, explique aos alunos que nesta aula eles irão trabalhar com as letras "s" e "z". Essas letras possuem sons parecidos e podem gerar muita confusão na hora de escrever. Além disso, eles irão trabalhar com a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos participarão de atividades diferentes para desenvolverem a habilidade de escrever palavras com correção ortográfica.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que nesta aula eles irão trabalhar com as letras "s" e "z". Essas letras possuem sons parecidos e podem gerar muita confusão na hora de escrever. Além disso, eles irão trabalhar com a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos participarão de atividades diferentes para desenvolverem a habilidade de escrever palavras com correção ortográfica.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente aos alunos os sons das letras "s" e "z" e suas regras ortográficas. Em seguida, explique como será a metodologia ativa Rotação por estações e como os alunos irão participar das atividades.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Estação 1 - Ditado:

    Divida os alunos em duplas e peça que eles se revezem ditando palavras com "s" ou "z" um para o outro. Forneça uma lista com as palavras que devem ser ditadas, previamente selecionadas, e os diga aos alunos para escrevê-las em seus cadernos mesmo. O objetivo é identificar as regras ortográficas dos dois sons.

    Estação 2 - Jogo da memória:

    Nesta estação, divida os alunos em grupos de quatro e explique que eles irão jogar o jogo da memória com palavras escritas com "s" e "z". O objetivo é identificar a ortografia correta das palavras.

    Estação 3 - Caça-palavras:

    Nesta estação, os alunos irão procurar palavras com "s" e "z" em um caça-palavras. Forneça a folha do jogo e os alunos terão que marcar todas as palavras encontradas. O objetivo é identificar a ortografia correta das palavras.


  4. Etapa 4 - Socialização das atividades

    Nesta etapa, peça que os alunos socializem as atividades realizadas em cada estação. Incentive a discussão sobre as regras ortográficas e as dificuldades encontradas na escrita das palavras.

  5. Etapa 5 - Atividade de fixação

    Os alunos irão responder a uma atividade no caderno sobre as regras ortográficas das letras "s" e "z". Corrija a atividade em sala de aula.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    O professor irá avaliar o desempenho dos alunos nas atividades realizadas. Os alunos serão avaliados individualmente e em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrever palavras com correção ortográfica;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades de aprendizagem;
  • Incentivar a cooperação e o trabalho em equipe;
  • Identificar as regras ortográficas das letras "s" e "z";
  • Fortalecer a habilidade de memória.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo;
  • Identificação correta das regras ortográficas das letras "s" e "z";
  • Identificação correta das palavras no caça-palavras e no jogo da memória;
  • Escrita correta das palavras ditadas;
  • Desempenho na atividade de fixação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos nas atividades em grupo;
  • Corrigir as atividades realizadas pelos alunos;
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Identificar as regras ortográficas das letras "s" e "z";
  • Identificar corretamente as palavras no caça-palavras e no jogo da memória;
  • Escrever corretamente as palavras ditadas;
  • Realizar a atividade de fixação com atenção e cuidado.