Aula sobre S Ou Z
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Contextualização
Professor, explique aos alunos que nesta aula eles irão trabalhar com as letras "s" e "z". Essas letras possuem sons parecidos e podem gerar muita confusão na hora de escrever. Além disso, eles irão trabalhar com a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos participarão de atividades diferentes para desenvolverem a habilidade de escrever palavras com correção ortográfica.Etapa 2 - Introdução
Apresente aos alunos os sons das letras "s" e "z" e suas regras ortográficas. Em seguida, explique como será a metodologia ativa Rotação por estações e como os alunos irão participar das atividades.Etapa 3 - Rotação por estações
Estação 1 - Ditado:Divida os alunos em duplas e peça que eles se revezem ditando palavras com "s" ou "z" um para o outro. Forneça uma lista com as palavras que devem ser ditadas, previamente selecionadas, e os diga aos alunos para escrevê-las em seus cadernos mesmo. O objetivo é identificar as regras ortográficas dos dois sons.
Estação 2 - Jogo da memória:
Nesta estação, divida os alunos em grupos de quatro e explique que eles irão jogar o jogo da memória com palavras escritas com "s" e "z". O objetivo é identificar a ortografia correta das palavras.
Estação 3 - Caça-palavras:
Nesta estação, os alunos irão procurar palavras com "s" e "z" em um caça-palavras. Forneça a folha do jogo e os alunos terão que marcar todas as palavras encontradas. O objetivo é identificar a ortografia correta das palavras.
Etapa 4 - Socialização das atividades
Nesta etapa, peça que os alunos socializem as atividades realizadas em cada estação. Incentive a discussão sobre as regras ortográficas e as dificuldades encontradas na escrita das palavras.Etapa 5 - Atividade de fixação
Os alunos irão responder a uma atividade no caderno sobre as regras ortográficas das letras "s" e "z". Corrija a atividade em sala de aula.Etapa 6 - Avaliação
O professor irá avaliar o desempenho dos alunos nas atividades realizadas. Os alunos serão avaliados individualmente e em grupo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de escrever palavras com correção ortográfica;
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades de aprendizagem;
- Incentivar a cooperação e o trabalho em equipe;
- Identificar as regras ortográficas das letras "s" e "z";
- Fortalecer a habilidade de memória.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo;
- Identificação correta das regras ortográficas das letras "s" e "z";
- Identificação correta das palavras no caça-palavras e no jogo da memória;
- Escrita correta das palavras ditadas;
- Desempenho na atividade de fixação.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
- Orientar os alunos nas atividades em grupo;
- Corrigir as atividades realizadas pelos alunos;
- Estimular a cooperação e o trabalho em equipe;
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo;
- Identificar as regras ortográficas das letras "s" e "z";
- Identificar corretamente as palavras no caça-palavras e no jogo da memória;
- Escrever corretamente as palavras ditadas;
- Realizar a atividade de fixação com atenção e cuidado.