Aula sobre S Ou Z

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Professor, explique que, nesta aula, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada para que os alunos estudem sobre a utilização na escrita das letras “s” e “z” conforme a gramática normativa e criem um template de Dinâmica dos 3 Q’s, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando os principais desafios da ortografia da língua portuguesa, em especial a utilização adequada de "s" e "z" na escrita. Os alunos também devem ser apresentados à metodologia da Sala de Aula Invertida e ao template de Dinâmica dos 3 Q’s.

  2. Etapa 2 - Conhecimento prévio

    Os alunos devem ter estudado um pouco sobre o tema em casa, assistindo a vídeos e lendo textos previamente selecionados por você. O objetivo é que eles cheguem à aula com um conhecimento prévio sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Em sala de aula, divida os alunos em grupos e peça que discutam sobre as regras de utilização de "s" e "z". Esteja disponível para esclarecer dúvidas e orientar os estudantes.

  4. Etapa 4 - Jogo interativo

    Em um ambiente virtual, os alunos devem participar de um jogo interativo que envolva a utilização de "s" e "z". O objetivo é que eles fixem as regras de forma lúdica e divertida.

  5. Etapa 5 - Exercícios em dupla

    Em duplas, os alunos devem realizar exercícios selecionados previamente por você. O objetivo é que eles apliquem o conhecimento adquirido e tirem dúvidas com o colega.

  6. Etapa 6 - Criação

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Q’s com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal?". O objetivo é que eles avaliem a atividade e deem feedback sobre o aprendizado.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar seus templates para a turma. O objetivo é que eles compartilhem suas opiniões e aprendizados sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita;
  • Estimular a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao próprio aprendizado;
  • Promover a reflexão e a discussão em grupo sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Correção dos exercícios realizados em dupla;
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Q’s criado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da Sala de Aula Invertida;
  • Selecionar materiais de estudo para os alunos;
  • Orientar e esclarecer dúvidas dos alunos durante a aula;
  • Selecionar os exercícios e atividades para a aula;
  • Avaliar as produções dos alunos.

Ações do aluno

  • Estudar sobre o tema em casa;
  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Realizar os exercícios em dupla;
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Q’s;
  • Apresentar o template para a turma.