Aula sobre Salvador Dali E O Filme Destino

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o artista Salvador Dali e seu envolvimento no curta-metragem "Destino". Serão apresentados exemplos de obras de arte surrealistas e como essa corrente artística influenciou o trabalho de Dali. A metodologia ativa Design Thinking será aplicada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, entendendo melhor a visão de mundo do artista e como isso se reflete em sua obra. A intenção é que os alunos desenvolvam a habilidade de apreciar e analisar diferentes formas de arte, ampliando sua percepção e repertório imagético.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e contextualize o trabalho de Salvador Dali. Compartilhe exemplos de obras de arte surrealistas e o curta-metragem "Destino", além de utilizar recursos audiovisuais para tornar a apresentação mais dinâmica.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia (20 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa de empatia sobre Salvador Dali. Cada grupo deve preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".Oriente-os na criação do mapa, incentivando-os a pensar em como a vida e a obra de Dali se relacionam.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo (15 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma. Incentive a discussão sobre as diferentes visões de mundo apresentadas pelos grupos e como isso se reflete na obra de Salvador Dali.

  4. Etapa 4 - Análise de obras de arte (20 minutos)

    Apresente algumas obras de arte de Salvador Dali e diga aos alunos que eles deverão analisá-las em grupo, utilizando o mapa de empatia criado anteriormente como referência. O objetivo é que possam entender melhor como a visão de mundo de Dali se reflete em sua obra.

  5. Etapa 5 - Criação de obra de arte (30 minutos)

    Os alunos deverão criar uma obra de arte inspirada no trabalho de Salvador Dali. Para isso, disponibilize materiais como lápis de cor, tinta guache, papel e tesoura. O objetivo é que os alunos possam aplicar o que aprenderam sobre a visão de mundo de Dali em sua própria criação.

  6. Etapa 6 - Apresentação das obras de arte (15 minutos)

    Cada grupo irá apresentar sua obra de arte para a turma. Incentive a discussão sobre as diferentes formas de expressão e como elas se relacionam com a obra de Salvador Dali.

  7. Etapa 7 - Reflexão final (10 minutos)

    Conduza uma reflexão final sobre a aula, incentivando os alunos a compartilharem o que aprenderam e como isso pode ser aplicado em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de apreciar e analisar diferentes formas de arte;
  • Ampliar a percepção e o repertório imagético dos alunos;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Criação de um mapa de empatia completo e bem elaborado;
  • Análise crítica das obras de arte apresentadas;
  • Criação de uma obra de arte original e criativa;
  • Reflexão final sobre o aprendizado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
  • Fornecer materiais para a criação de obras de arte;
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Conduzir uma reflexão final sobre o aprendizado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Criar um mapa de empatia completo e bem elaborado;
  • Analisar criticamente as obras de arte apresentadas;
  • Criar uma obra de arte original e criativa;
  • Compartilhar suas reflexões sobre o aprendizado.