Aula sobre Salvador Dali E O Filme Destino

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula, os alunos serão apresentados ao artista Salvador Dali e ao curta-metragem "Destino", produzido em parceria com Walt Disney. O objetivo é que os estudantes compreendam a importância de Dali na história da arte e como sua obra influenciou a produção cinematográfica. Além disso, a metodologia ativa Gamificação será utilizada para que os alunos criem um jogo de tabuleiro sobre o tema. O jogo terá como objetivo aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre Salvador Dali e o filme "Destino", além de desenvolver habilidades como pesquisa, análise e criatividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e compartilhe imagens das obras de Salvador Dali e do curta-metragem "Destino". Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos (5 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre Salvador Dali e "Destino" (20 minutos)

    Cada grupo deverá pesquisar sobre a vida e obra de Salvador Dali e sobre o curta-metragem "Destino". Disponibilize materiais como livros, revistas e acesso à internet para auxiliar na pesquisa, se possível.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo de tabuleiro (40 minutos)

    Cada grupo deverá criar um jogo de tabuleiro com 51 casas, sendo que cada casa deverá conter uma pergunta ou ação relacionada ao tema. Os grupos poderão utilizar materiais como cartolina, lápis de cor, canetas e folhas sulfite para a criação do jogo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos (20 minutos)

    Cada grupo apresentará seu jogo de tabuleiro para a turma. Os alunos deverão jogar os jogos criados pelos outros grupos e responder às perguntas e ações propostas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo (15 minutos)

    Após a apresentação dos jogos, os alunos farão uma discussão em grupo sobre o que aprenderam sobre Salvador Dali e o curta-metragem "Destino". Realize perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Encerramento (5 minutos)

    Faça um breve encerramento da aula, reforçando os principais pontos abordados e a importância do trabalho em grupo e da metodologia ativa Gamificação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de obras de arte;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de simbolização dos alunos;
  • Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de respeitar as ideias dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na elaboração do jogo de tabuleiro;
  • Qualidade das perguntas e ações propostas no jogo;
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante a criação do jogo e a apresentação para a turma;
  • Compreensão dos alunos sobre o tema abordado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula;
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e a criação do jogo de tabuleiro;
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e objetiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula;
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa;
  • Pesquisar sobre Salvador Dali e o curta-metragem "Destino";
  • Criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema;
  • Apresentar o jogo de tabuleiro para a turma e jogar os jogos criados pelos outros grupos.