Aula sobre Salvador Dali E O Filme Destino

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos serão apresentados ao artista Salvador Dali e ao curta-metragem "Destino", uma colaboração entre Dali e Walt Disney. Será explorado como a arte pode ser expressa em diferentes formas, como o cinema, e como artistas de diferentes épocas e culturas podem colaborar para criar algo único. Os alunos também aprenderão a analisar e apreciar obras de arte, desenvolvendo sua capacidade de simbolizar e ampliando seu repertório imagético.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente brevemente Salvador Dali e sua obra, bem como o curta-metragem "Destino", uma colaboração entre Dali e Walt Disney, se possível. Incentive os alunos a fazer perguntas e a compartilhar o que já sabem sobre o artista e o filme.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)

    Explique à turma o que é rotação por estações. Em seguida, organize-a em três grupos, orientando que cada um ocupe uma estação e, durante 30 minutos, realize a proposta de atividade. Quando o tempo finalizar, os grupos devem se direcionar para a estação seguinte.

    Estação 1 - Pesquisa (30 minutos)

    Nesta estação, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por pesquisar um aspecto específico da vida e obra de Salvador Dali, como sua técnica, influências e temas recorrentes. Eles podem usar livros, artigos e sites confiáveis para realizar a pesquisa. Ofereça algumas sugestões de recursos.

    Estação 2 - Análise (30 minutos)

    Nesta estação, os alunos deverão elaborar uma análise crítica do curta-metragem "Destino". Eles podem discutir a narrativa, a técnica de animação e a colaboração entre Dali e Disney. Você pode oferecer algumas perguntas orientadoras para ajudar na análise.

    Estação 3 - Expressão (30 minutos)

    Os alunos serão incentivados a expressar sua interpretação do curta-metragem "Destino" por meio de uma atividade artística. Eles podem criar um desenho, pintura ou colagem inspirados na obra. Disponibilize alguns materiais artísticos para os alunos usarem.


  3. Etapa 3 - Conclusão (10 minutos)

    Os grupos se reunirão novamente e compartilharão suas descobertas e criações. Incentive uma discussão sobre como a colaboração entre artistas pode resultar em obras únicas e interessantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar obras de arte;
  • Ampliar o repertório imagético dos alunos;
  • Incentivar a expressão artística dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de simbolizar e interpretar obras de arte;
  • Estimular a colaboração entre os alunos;

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos;
  • Qualidade da análise crítica do curta-metragem "Destino";
  • Criatividade e originalidade na atividade artística;
  • Capacidade dos alunos de compartilhar suas descobertas e criações com o grupo.

Ações do professor

  • Apresentar Salvador Dali e o curta-metragem "Destino";
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los durante as atividades;
  • Fornecer recursos e materiais para as atividades;
  • Estimular a discussão e a colaboração entre os alunos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Realizar a pesquisa de forma responsável e cuidadosa;
  • Analisar criticamente o curta-metragem "Destino";
  • Expressar sua interpretação da obra por meio de uma atividade artística;
  • Compartilhar suas descobertas e criações com o grupo.