Aula sobre Salvador Dali E O Filme Destino

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, os alunos serão apresentados ao artista surrealista Salvador Dali e ao curta-metragem "Destino", uma colaboração entre Dali e Walt Disney. A aula será trabalhada com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, além de ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.

Salvador Dali é um dos artistas mais conhecidos do movimento surrealista, que buscava explorar o inconsciente e o mundo dos sonhos. O curta-metragem "Destino" foi produzido em 1946, mas só foi lançado em 2003, e é uma mistura de animação e live-action, com uma trilha sonora emocionante. A aula será uma oportunidade para os alunos conhecerem um pouco mais sobre a vida e obra de Dali, além de refletirem sobre a importância da colaboração entre diferentes artistas e mídias.


  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o objetivo da aula e contextualize o tema, explicando quem foi Salvador Dali e o que é o movimento surrealista. Em seguida, exiba o curta-metragem "Destino" para os alunos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual (40 minutos)

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, utilizando uma ferramenta digital ou papel e caneta. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O professor deve fornecer exemplos e orientações sobre como criar um mapa conceitual eficiente.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Incentive a participação de todos os alunos e realize perguntas para estimular a reflexão.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais (30 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando suas ideias e conceitos. Incentive a interação entre os grupos e faça perguntas para estimular a reflexão.

  5. Etapa 5 - Análise crítica do curta-metragem (30 minutos)

    Os alunos irão analisar criticamente o curta-metragem "Destino", discutindo seus aspectos técnicos, estéticos e simbólicos. Compartilhe orientações e exemplos sobre como fazer uma análise crítica de uma obra de arte.

  6. Etapa 6 - Produção de um trabalho artístico (50 minutos)

    Os alunos irão produzir um trabalho artístico inspirado no curta-metragem "Destino" ou nas obras de Salvador Dali.Disponibilize materiais e orientações sobre como produzir um trabalho artístico criativo e original.

  7. Etapa 7 - Compartilhamento dos trabalhos (20 minutos)

    Os alunos irão compartilhar seus trabalhos com a turma, explicando suas ideias e conceitos. O professor deve incentivar a interação entre os alunos e fazer perguntas para estimular a reflexão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas;
  • Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais;
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na produção de um trabalho artístico.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza do mapa conceitual.
  • Participação ativa e colaborativa nas discussões em grupo.
  • Análise crítica e reflexiva do curta-metragem.
  • Criatividade e originalidade na produção do trabalho artístico.
  • Apresentação clara e objetiva do trabalho artístico.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Fornecer exemplos e orientações sobre como criar um mapa conceitual eficiente;
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos nas discussões em grupo;
  • Fornecer orientações e exemplos sobre como fazer uma análise crítica de uma obra de arte;
  • Fornecer materiais e orientações sobre como produzir um trabalho artístico criativo e original.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual eficiente sobre o tema;
  • Participar ativamente e colaborativamente nas discussões em grupo;
  • Analisar criticamente o curta-metragem e as obras de Salvador Dali;
  • Produzir um trabalho artístico criativo e original;
  • Apresentar claramente o trabalho artístico para a turma.